Alimentação Saudável

Os deliciosos brownies saudáveis de chocolate que vão mudar a sua vida

Vai precisar de cinco ingredientes para experimentar a receita da nutricionista Ana Bravo.
Vai querer provar já.

O brownie é uma sobremesa típica da cozinha dos Estados Unidos que se internacionalizou e já faz parte da cultura gastronómica de quase todo o mundo, incluindo Portugal. Segundo o “Larousse Gastronomique“, a primeira receita escrita deste doce apareceu no livro “The Boston Cooking-School Cook Book”, em 1886, e não é exatamente como a imaginamos.

Inicialmente, tratavam-se de biscoitos com melaço. Em 1907, surgiu uma outra versão no “Lowney’s Cook Book Illustrated“, na qual se acrescentou um ovo e uma tablete de chocolate.

História à parte, a receita que conhecemos hoje em dia é composta, normalmente, por cinco ingredientes: açúcar, chocolate, manteiga, farinha e ovos. Ou seja, uma lista pouco amiga de uma alimentação saudável — e muito menos de um processo de emagrecimento.

A boa notícia é que foram surgindo brownies fit e nutricionalmente mais ricos. Uma das alternativas inclui chocolate, sim, mas também abacate, linhaça e morangos. 

Vai precisar de cinco ingredientes e poucos minutos para experimentar a receita saudável da nutricionista Ana Bravo, autora do blogue “Nutrição com Coração”.

O resultado final da nutricionista.

Do que precisa (para duas pessoas)

— 75 gramas de chocolate (preferencialmente negro);
— Meio abacate;
— Dois ovos;
— Uma colher de sopa de linhaça triturada;
— Morangos (a gosto);
— Nozes (a gosto).

Como se faz

Programe o forno nos 190 graus e forre um tabuleiro com papel vegetal. Bata bem os ovos com a linhaça. Depois, derreta o chocolate em banho-maria. Envolva o abacate e o chocolate.

Verta o preparado para o tabuleiro e cozinhe durante 25 a 30 minutos. Desenforme depois de arrefecer e sirva com morangos e nozes.

Carregue na galeria para conhecer outras dez sobremesas diferentes e saudáveis para experimentar nos próximos tempos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT