Alimentação Saudável

O irresistível bolo integral de banana com chocolate que vai querer provar

É uma versão com uma lista de ingredientes adaptada a uma alimentação mais saudável, mas que não dispensa o sabor.
Pode comer de tudo, desde que seja de forma moderada.

Não há memória de infância melhor do que o cheiro doce e reconfortante de um bolo acabado de sair do forno. Sim, aqueles redondos com forma aberta no meio tão típicos das casas das avós ou feitos com todo o carinho pelas mães em dias especiais. Apesar de bem saborosos, estes bolos não eram os mais saudáveis do mundo. 

A quantidade exagerada de manteiga, ovos e açúcar, assim como o uso de farinha refinada, é algo que agora se tenta evitar. Porém, isso não significa ignorar esta sobremesa. Basta fazer apenas algumas alterações para trazer de volta estas lembranças sem peso na consciência. O blogue “Ambitious Kitchen” tem uma ideia e envolve chocolate.

De-li-ci-o-so.

Trata-se de um bolo integral de banana com chocolate, que demora cerca de 1h15 até estar totalmente pronto. Vai precisar de iogurte grego, mel, canela e chocolate negro, entre outros. Com pequenas adaptações, é possível criar versões menos agressivas para a dieta. Contudo, mesmo que sejam mais saudáveis, é necessário manter um consumo moderado — não deixa de ser um bolo com calorias.

Do que precisa

— Três chávenas de farinha integral;
— Duas colheres de chá de bicarbonato de sódio;
— Uma colher de chá de canela em pó;
— Um quarto de colher de chá de sal;
— Um terço de chávena de manteiga;
— Cinco bananas grandes maduras esmagadas;
— Meia chávena de mel;
— Dois ovos;
— Uma chávena de iogurte grego magro;
— Dois terços de chávena de bebida de amêndoa sem açúcar;
— Uma chávena de pepitas de chocolate.
Para a cobertura
— 100 gramas de chocolate negro;
— Um quarto de chávena de bebida de amêndoa sem açúcar.

Como se faz

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte a forma. Numa taça misture a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal e depois reserve. Coloque a manteiga num tacho de tamanho médio e leve ao lume a uma temperatura média/alta. Depois de alguns minutos, a manteiga começará a fazer espuma e alguns estalidos — mexa bem neste momento até que fique em caramelo. Tire do fogão quando começar a sentir o aroma mais tostado. Neste momento, passe a manteiga para uma taça e deixe arrefecer durante cinco minutos.

Na liquidificadora junte a manteiga, as bananas, o mel, a baunilha, os ovos, a bebida de amêndoa e o iogurte. Coloque na potência máxima durante cerca de um minuto ou até obter uma mistura homogénea, suave e cremosa. Junta a esta mistura os ingredientes secos que tinha deixado de lado e mexa até ficarem bem misturados. Junte também as pepitas de chocolate.

Coloque a massa na forma uniformemente e leve ao forno durante 45 a 60 minutos, ou faça o teste do palito no meio do bolo. Deixe arrefecer durante dez a 15 minutos antes de desenformar ou até arrefecer completamente, se possível — os sabores ficam mais intensos se esperar algumas horas. Embrulhe em película aderente e guarde à temperatura ambiente.

Faça a cobertura de chocolate apenas quando for para servir. É simples: coloca um tacho pequeno em lume brando com o chocolate e a bebida de amêndoa, mexe até o chocolate derreter e depois põe a cobertura por cima do bolo antes de servir.

Aproveite e carregue na galeria para descobrir nove sobremesas vegan deliciosas para fazer em casa nos próximos tempos — há receitas de bolos, tartes, cheesecake e até mousse de chocolate.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT