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Alimentação Saudável

O gelado vegan de baunilha que pode comer durante a dieta

A receita sugerida pelo blogue "Mamã Paleo" não contém glúten nem lactose.
Mais uma sugestão para refrescar-se.

Verão sem gelados é impensável — até mesmo para quem está a tentar emagrecer. A boa notícia é que isso não significa o fim da dieta. Com os ingredientes certos, é possível criar opções saudáveis e deliciosas em casa. A autora do blogue NiT “Mamã Paleo“, Ana S. Guerreiro, tem uma versão para partilhar.

É um gelado de baunilha vegan, sem glúten e sem lactose. Não pense que o resultado final é uma receita amarga, com uma textura estranha e um aspeto desastroso. Na verdade, consegue uma alternativa super cremosa, leve e com um sabor fantástico

Fica delicioso.

“É uma opção versátil que pode servir de base ou à qual podem juntar-se vários ingredientes, como cacau, fruta, menta, alfarroba, entre outros”, aconselha à NiT Ana S. Guerreiro.

Do que precisa

Para o gelado
— 200 gramas de caju;
— 100 mililitros de leite de coco frio (usar a parte mais espessa);
— Duas gotas de sumo de limão;
— Três gotas de essência de baunilha ou metade de uma vagem de baunilha;
— Uma colher de chá de óleo de coco;
— Uma colher de sopa de xilitol ou  folha de stevia.
Para a cobertura
— 80 gramas de chocolate (mínimo de 85 por cento de cacau);
— Uma colher de sopa de óleo de coco;
— Uma colher de sopa de bebida vegetal (como leite de amêndoa).

Como se faz

Comece por demolhar os cajus em água durante três a quatro horas. Escorra e guarde no frigorífico. Em seguida, triture os cajus numa liquidificadora. Se for o caso, junte os restantes ingredientes e volte a triturar. Coloque o preparado no congelador, durante uma hora.

Para a cobertura, coloque 700 mililitros de água numa taça. Depois, adicione os restantes ingredientes e derreta-os em banho maria. Cubra o gelado com o chocolate derretido no momento de servir.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de gelados que pode incluir na dieta sem medo.