NiTfm live

Saúde

Há um novo site que desmistifica o excesso de peso e a obesidade

"A Verdade sobre o Peso” quer celebrar o Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, que se assinala a 23 de maio.
Mais uma ajuda.

Acaba de ser lançado em portugal o site “A verdade sobre o peso“. É o resultado da parceria entre a Novo Nordisk, a Associação dos Obesos e Ex-Obesos de Portugal (ADEXO) e a Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade. O lançamento assinala a o Dia Nacional de Luta contra a Obesidade, que se celebra a 23 de maio.

No site poderá ter acesso a informação cientificamente validada sobre os vários fatores que podem influenciar o excesso de peso. A genética, as hormonas, o ambiente, os aspetos biológicos e psicológicos de cada indivíduo, assim como sono e o stress, são alguns deles. Além disso, está disponível um conjunto de testemunhos reais de pessoas que vivem com excesso de peso e obesidade, bem como ferramentas e conselhos para ajudar à perda de peso.  

A obesidade representa um fator de risco para o desenvolvimento de complicações no contexto de infeção por Covid-19. Neste sentido, há uma secção dedicada à pandemia.

Pode ler-se, também, que este problema tem um enorme impacto na saúde, estando associado a mais de 200 outras doenças, como é o caso da diabetes, hipertensão arterial, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares e apneia do sono. 

Em Portugal os números são preocupantes, “um estudo realizado pelo Instituto Ricardo Jorge dá conta que 62 por cento dos portugueses são obesos ou pré-obesos”, destaca o site.