NiTfm live

Ginásios e outdoor

Vem aí um workshop de montanhismo para iniciantes na Serra da Estrela

Vai acontecer entre 24 e 26 de abril. As inscrições já estão abertas.
Vai andar por ali.

Seja por curiosidade ou por amor à atividade, muita gente já se imaginou a fazer montanhismo na Serra da Estrela. Para quem tem receio, há uma boa notícia: vai acontecer um workshop de iniciação precisamente neste local.

Com a promessa de “dois dias de puro montanhismo”, o programa da Green Trekker está marcado para 24, 25 e 26 de abril, sexta-feira a domingo. O ponto de encontro é na Pousada da Juventude Serra da Estrela, no primeiro dia, às 20 horas, para uma sessão de boas-vindas.

No dia seguinte, após o pequeno-almoço, os participantes vão ter uma aula teórica, na qual se vai falar de segurança, planeamento, perigos da montanha, alimentação, equipamento, técnicas de progressão, entre outras coisas.

Segue-se um almoço livre e mais uma aula, desta vez sobre orientação em montanha. Já na tarde de sábado, 25, o grupo vai fazer um percurso para colocar tudo em prática. São cinco horas num nível de dificuldade exigente — com acompanhamento, claro. À noite, há mais uma aula teórica e um percurso noturno de duas horas (dificuldade moderada).

Já no domingo, 26 de abril, os participantes têm direito a uma última prova prática: percorrer as montanhas da Serra da Estrela durante sete horas, num grau de exigência elevado. Para qualquer um dos percursos, a organização recomenda que se leve roupa e calçado adequado às condições meteorológicas, bem como chapéu, água e comida.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas online. O preço por pessoa é de 175€, sendo que o valor inclui duas noites na Pousada de Juventude das Penhas da Saúde em regime de camarata com pequeno-almoço, o jantar de grupo de sábado e todas as aulas. O limite mínimo de idade para participar é de 14 anos.

Foto de Green Trekker.