NiTfm live

Ginásios e outdoor

Uma caminhada pelos rios, cascatas e aldeias de Paredes de Coura

O percurso está marcado para 10 de março, um domingo. Já se pode inscrever.
Foto de Diogo Sá Lima.

Como nem só de festivais se faz a vida em Paredes de Coura, está a ser organizada uma caminhada para conhecer os rios, cascatas e aldeias da zona. A proposta da Green Trekker está marcada para 10 de março, um domingo.

O ponto de encontro é no estacionamento da Praia Fluvial do Tabuão, às 10 horas. A partir dali, os participantes seguem rumo a pontes Romanas, azenhas, levadas, moinhos e a uma desconhecida cascata que — promete a organização — “será, sem dúvida, uma das mais belas que já viu”.

Uma grande parte do trilho acompanha as águas cristalinas de vários cursos de água do município. A caminhada acaba pelas 17 horas.

No total, são percorridos 18 quilómetros em cerca de sete horas. Como é uma atividade de nível exigente, a Green Trekker alerta que é necessário ter experiência em caminhada e estar em boa forma física, uma vez que o grupo vai “encontrar desníveis acentuados e terreno mais difícil em algumas zonas”. E há um limite mínimo de idade: 14 anos.

Não se esqueça de levar roupa e calçado confortáveis e adequados às condições meteorológicas, assim como chapéu. Também não pode faltar água (pelo menos 1,5 litros) e comida. Se levar uma caneca, tem direito a chá.

A inscrição custa 10€ por pessoa e é feita online. O valor inclui o acompanhamento do guia Diogo Sá Lima e os seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. Já o transporte até ao ponto de encontro e as refeições ficam a cargo dos participantes.