Ginásios e outdoor

O acessório de 2€ que ajuda a queimar centenas de calorias sem sair de casa

A guru do fitness Krissy Cela sugere a corda de saltar para alcançar um corpo fit, com pernas e glúteos super tonificados.
Também ajuda a combater a celulite.

Muito se tem falado, em relação à pandemia do novo coronavírus, que não é estritamente necessário um ginásio para ficar em forma. É possível praticar exercício físico, e ver resultados, em casa. É o caso de um exercício tão simples e em que apenas necessita de um acessório: uma corda para saltar. É uma forma eficaz para ter um corpo fit, com glúteos e pernas super tonificados.

Saltar à corda queima calorias, combina trabalho muscular e cardio, é ideal para praticar em casa, e além disso, é divertido. Porém, para ser mais eficaz, existem exercício específicos. É o caso do treino da autoria da guru do fitness Krissy Cela e que está disponível na sua conta de Instagram, onde tem mais de 2,1 milhões de seguidores.

No vídeo relativo ao programa, a albanesa começa por indicar que se salte à corda entre 10 a 20 segundos levantando os joelhos, de seguida se façam 11 agachamentos com saltos, 12 burpees com saltos e, por fim, se retome por mais 10 a 20 segundos o salto à corda levantando os joelhos.

O treino deve ser repetido cinco vezes. A estrela do fitness indica ainda que, no limite, se não tiver uma corda, pode sempre fazer os mesmos movimentos imaginando que está a saltar à corda.

Krissy Cela, que inclui o salto à corda nos seus treinos, garante que este seguimento de exercícios é ideal para queimar calorias. Saiba, aliás, que 15 minutos deste movimento equivale a 30 minutos de corrida. Nesse tempo consegue queimar 300 calorias.

“Ajuda a aumentar a resistência e a fortalecer o coração, tonifica o corpo, melhora o equilíbrio, corrige a postura, desenvolve a coordenação neuromuscular e, uma boa notícia para o sexo feminino, ajuda a combater a celulite”, diz à NiT o PT Tiago Silva, o criador do grupo “No Limit Runners“.

Antes de passar para o movimento de saltar, garanta que alinha o pescoço, a cabeça e a coluna vertebral. Deve manter a barriga encolhida (ligeira contração dos abdominais), os ombros baixos, os cotovelos junto do corpo e os antebraços quase a 90 graus em relação aos braços, indica o PT.

Lembre-se também de ter as mãos à frente da bacia e, muito importante, salte sempre sobre a ponta dos dedos dos pés.

Além da postura, deve ter espaço suficiente para evitar riscos de lesão. No caso das mulheres, é essencial ter um bom soutien de desporto. Não se esqueça de calçar umas boas sapatilhas e hidratar-se constantemente.

É ainda fundamental que ajuste corretamente a corda. É simples: mete um pé a meio da corda e levanta os punhos para cima ao longo do corpo. Para um iniciante, os punhos devem chegar ao nível do ombro. Se assim não for significa que a corda é curta.Além deste treino, pode sempre optar por saltar à corda seguindo estas indicações do PT Tiago Silva, é mais do que indicado para a sua saúde e para o corpo.

Este acessório está à venda em lojas como a Decathlon, que tem opções a partir de 1,95€. Há também cordas de saltar com contador (13€).

Se não for fã deste exercício, pode experimentar o treino popular (sem acessórios) criado por Kayla Itsines. Além de queimar muitas calorias, o circuito sugerido pela estrela do Instagram, seguida por mais de 12,5 milhões de pessoas, consegue tonificar o corpo todo — com principal destaque para o rabo, os abdominais e as pernas, que são das zonas mais difíceis de trabalhar.

Carregue na galeria para descobrir quais são (e como se fazem) os exercícios que compõem este super treino.

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