Ginásios e outdoor

Porque é que sentimos as pernas pesadas e inchadas enquanto corremos?

A NiT falou com o master trainer do Holmes Place para lhe explicar quais são as melhores formas de controlar esta sensação desconfortável.

Correr pode dar-nos a melhor sensação do mundo, mas uma coisa é certa: não nos livramos das dores ou daquela sensação desconfortável de peso e inchaço nas pernas. Na verdade, esta até é a melhor prova do esforço do nosso corpo.

“As dores musculares depois do exercício resultam da aplicação de uma carga significativa nos músculos e nos tendões suficiente para provocar micro lesões nas fibras e, consequentemente, processos inflamatórios”, explica à NiT Paulo Ah Quin, master trainer do Holmes Place.

A inflamação começa logo no final do treino, com a libertação de cortisol. Ela pode provocar algumas dores e desconforto muscular nas 24 horas seguintes. Mas atenção: esta sensação é boa. Não literalmente, mas é o resultado desejável, desde que seja moderado.

Não é suposto as dores e o desconforto impedirem-nos de fazer o nosso dia a dia, nem devem durar mais do que três a quatro dias. Caso isso aconteça, quer dizer que a carga foi excessiva e que deve rever o plano de treino. Por outro lado, “não devemos evitar este mecanismo a todo o custo, uma vez que sem ele os músculos não se desenvolvem”.

Há algumas coisas simples que podemos contudo fazer antes e depois do treino para controlar este processo.

Truques para fazer antes do treino

De acordo com o master trainer, primeiro devemos ter a certeza de que temos um planeamento adequado, de modo a não fazer um treino acima das nossas capacidades.

Na preparação dos exercícios, é importante dar atenção ao aquecimento — dez a 15 minutos com intensidade moderada e crescente. Depois, deve fazer alguns exercícios de mobilidade específica, como os skippings, os lunges, deslocamentos laterais ou deep squat (um tipo de agachamento).

E outros para depois do treino

Após o esforço, a recuperação começa com alongamentos suaves e deve ser prolongada com uma alimentação saudável e adequada, fazendo com que desapareça o ciclo de cortisol — a hormona que provoca a tal sensação de pernas pesadas e inchadas.

Nos dias seguintes, “deve realizar um treino mais leve que estimule a circulação sanguínea e que acelere o processo de regeneração, levando mais nutrientes aos músculos”, diz Paulo Ah Quin.

O uso de meias de compressão durante a corrida e as massagens depois do esforço físico também podem ajudar.

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