Ginásios e outdoor

Quer ter uns abdominais incríveis? Faça este exercício em casa durante um minuto

Só vai precisar de um tapete para se deitar, de uma banda elástica e de 60 segundos de boa vontade.
Vai precisar de uma bana elástica.

O ginásio não é o único sítio onde se consegue perder peso e tonificar o corpo. Muitas vezes, as escadas do prédio, o percurso até ao trabalho ou o chão da sala de estar também podem ajudar. Por exemplo, há um exercício que pode fazer durante 60 segundos em casa para definir os abdominais.

É esta zona do corpo que suporta tarefas tão simples como arrumar a casa e até dançar. Além disso, uma parede abdominal forte é essencial para que todos os exercícios que façamos sejam bem executados e para que o nosso corpo esteja equilibrado. Ou seja, não serve apenas para ter uma barriga lisa.

A conta de Instagram @home.exercises, que tem milhares de seguidores, costuma partilhar exercícios para fazer em casa todas as semanas. Um dos mais populares, protagonizados pela guru do fitness @dasolmom_, faz-se com um acessório que pode encontrar na Decathlon (4,90€) e até na Primark (pack de 15€).

Estamos a falar de bandas de resistência. No fundo, são elásticos concebidos para o treino que se colocam à volta das pernas e que tornam os movimentos mais intensos.

Este pequeno equipamento pode ser tão eficaz como as máquinas de ginásio. Ao contrário dos halteres, as fitas (outro nome pelo qual são conhecidas) oferecem uma resistência variável e progressiva. Permitem trabalhar a força, a velocidade e a potência, sem sobrecargas para as articulações.

Bónus: são leves, versáteis e podem ser transportadas para qualquer lugar sem causar incómodo.

“Este acessório reforça os músculos e também é muito útil para alongamentos”, conta à NiT o PT Tiago Silva, criador do grupo “No Limit Runners“.

Agora, vamos ao que interessa: o famoso exercício. Deitado de costas, e já com a banda colocada logo acima dos joelhos, levanta as pernas e abre sem cruzar. Ao mesmo tempo, deve ter as mãos abaixo do pescoço, elevando-o levemente para ativar a área abdominal.

Além dessa zona, o movimento permite trabalhar as coxas e quadril. Portanto, é três em um. Fazer o exercício durante 60 segundos já será uma ajuda, ainda que a conta sugira que seja realizado durante cinco minutos, com intervalos entre séries.

Mas, atenção: só funciona se estiver inserido numa rotina de treino, da qual devem fazer parte outros exercícios. O ideal é pedir ajuda a um personal trainer para criar o plano perfeito para si.

A NiT mostra-lhe mais três exercícios com banda elástica que pode fazer no jardim ou em casa. Carregue na galeria para saber quais são.

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