Ginásios e outdoor

Quantos minutos temos de correr para queimar um Big Mac?

E uma lata de Coca-cola, um pacote de batatas fritas, um chocolate Milka e uma fatia grande de pizza? A nutricionista Joana Nogueira e o master trainer Paulo Ah Quin têm a resposta.

Um hambúrger Bic Mac da McDonald's tem 510 calorias.

Tome nota: 510 calorias— é este o número de calorias que ingere quando come um Big Mac da McDonald’s. É verdade que na altura sabe maravilhosamente bem, principalmente naquelas horas de maior desgosto, mas depois vem o peso na consciência e está tudo estragado. O ideal seria não comer este tipo de alimentos processados, mas se não consegue resistir, ao menos que saiba com que atividades físicas pode queimá-los.

É simples, só tem calcular o Metabolic Equivalent Task (MET) — que “quantifica a necessidade energética para cada tarefa que fazemos, sendo que um MET corresponde ao gasto energético do corpo em repouso”, explicam à NiT Joana Nogueira e Paulo Ah Quin, nutricionista e master trainer do Holmes Place.

Segundo a tabela oficial de MET das diversas tarefas, a corrida pode gastar oito MET (oito quilómetros por hora), dez MET (dez quilómetros por hora) ou 16 MET (16 quilómetros por hora).

Mas sabia que ao ler gasta um MET? Já tocar um instrumento musical gasta dois, trabalhar ao computador é cerca de três e subir escadas, seis. Contudo, de acordo com os especialistas, o gasto calórico varia consoante o peso de cada pessoa.

Para o calcular, experimente a fórmula mágica: Gasto calórico = MET x Peso (quilos) x Duração da atividade (horas). No caso de uma pessoa com 70 quilos que correu dez quilómetros, seria 10MET x 17,5 x 70 (quilos) = a 12,25 calorias por minuto. Ou seja, se esta pessoa correr durante uma hora vai gastar 735 calorias.

Por exemplo, para queimar um pacote de batatas fritas Ruffles (60 gramas), que tem 338 calorias, essa pessoa teria de andar durante 79 minutos, pedalar durante 55 ou correr durante 28. 

No entanto, a alimentação e a qualidade de sono podem influenciar esses valores. “Caso o consumo de alimentos de elevada densidade energética e com pouca qualidade seja constante ao longo do dia, o gasto energético será menor do que a ingestão, levando a um aumento de peso”.

Carregue na imagem e tome nota do tempo que deve andar, pedalar ou correr para queimar aqueles alimentos que parecem inofensivos e na verdade demoram muito mais tempo para serem queimados do que pensamos, de acordo com os especialistas do Holmes Place.

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