Ginásios e outdoor

Preguiçosos, esta é a aula de ginásio ideal para vocês

A NiT criou cinco testes para o ajudar a descobrir a aula perfeita. Responda e saiba qual é a sua.

Pode fazer as caretas que quiser, desde que treine.

Começar uma rotina de treino pode ser um verdadeiro desafio para a maioria das pessoas. Afinal, ficar de rabo no sofá enquanto bebemos uma bebida quente e vemos a nossa série favorita é muito mais tentador. O problema é que não é isso que lhe vai dar o corpo esculpido que quer mostrar na praia no próximo verão. A boa notícia é que, até para os mais preguiçosos, há uma solução.

“Nas aulas de grupo pode arranjar uma motivação extra, através da companhia e da música envolvida”, explica à NiT Ana Andrade, PT na cadeia de ginásios Holmes Place.

E pergunta o caro leitor: como é que eu descubro a aula de grupo ideal? A NiT, com a ajuda da especialista, criou vários testes para o ajudar a descobrir a resposta. 

Teste 1

— Gosta de carregar os sacos do supermercado?
— É o primeiro a voluntariar-se quando algém precisa de ajuda com mudanças?
— Quer perder peso sem ter de empurrar e puxar grandes cargas?

Se respondeu “sim” a mais de duas questões, isso quer dizer que o body pump é a aula ideal para si. Segundo a especialista, trata-se de um treino de resistência muscular, onde se usar uma barra e pesos (desde um quilo) para tonificar o corpo, ganhar resistência e aumentar a massa magra. Além disso, trabalha todos os grupos musculares. Numa aula é possível gastar entre 250 a 500 calorias.

Se esta aula não é para si, passe para o teste seguinte.

Teste 2

— Gosta de estar como um peixe na água?
— Quando vê uma piscina tem vontade de mergulhar?
— Não gosta de exercício com muito impacto e prefere ambientes mais calmos?

Se respondeu “sim” a mais de duas questões, deve escolher a hidroginástica. Esta aula é praticada na piscina, tendo como vantagem o baixo impacto. Outro ponto positivo é a modalidade, já que o corpo fica mais leve dentro de água. É possível queimar 200 a 300 calorias numa aula.

Se esta aula não é para si, ainda há esperança. Passe para o teste seguinte.

É desta que vai ficar fit.

Teste 3

— Tem jeito para dançar?
— Sempre que toca uma música começa logo a bater o pé ou aumenta o volume?
— Gosta de cantar no chuveiro?

Se respondeu “sim” a mais de duas questões, então o Zumba foi feito para si. “Com base em movimentos simples de dança, esta aula mistura diversão, energia e treino. É ideal para quem gosta de dançar, podendo queimar entre 200 a 400 calorias por aula”, explica à NiT Ana Andrade.

Respondeu sempre “não”? Tente o teste seguinte.

Teste 4

— O seu local favorito em casa é o sofá?
— É uma pessoa que se gosta de esticar sempre que pode?
— Não gosta de música muito alta, mas aprecia um bom desafio?

Se respondeu “sim” a mais de duas questões SIM, deve experimentar a antigravity fitness. Mobilidade, flexibilidade e tonificação de braços e abdominal é o que pode esperar desta aula. O desafio será, muitas vezes, ficar de cabeça para baixo, mas a sua coluna irá agradecer. Em média, pode queimar entre 150 a 250 calorias por aula.

Ainda não foi desta? Tem mais uma oportunidade.

A sua vida vai mudar.

Teste 5

— Passa muito sentado e não lhe faz diferença?
— É uma pessoa que não se mexe muito?
— Ainda assim, gosta de andar de bicicleta?

Se respondeu “sim” a mais de duas perguntas, o iCycle foi feito para si. É um treino cardiovascular realizado numa bicicleta estática, em que a intensidade é ajustada ao nível do participante. Cada aula pode levar a um gasto calórico de 300 a 600 calorias.

Nenhuma delas é para si? Não somos de intrigas, mas talvez esteja a ser esquisito. Pense nisso e volte a repetir os testes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT