NiTfm live

Ginásios e outdoor

Portugal vai receber um torneio europeu de frisbee

A competição, que vai acontecer em Portimão, deverá receber mais de mil atletas.
Vão ser disputadas mais de 400 partidas.

Decore estas datas: 6 a 11 de maio, segunda a sexta-feira. É durante estes dias que a Praia da Rocha, em Portimão, vai receber 1350 atletas de 22 países para o Torneio Europeu de Ultimate de Praia da WFDF 2019. O areal vai transformar-se em 14 campos de jogo de frisbee (um objeto em forma de disco, geralmente de plástico), onde vão ser colocadas frente a frente 88 equipas de cinco jogadores — quatro delas são portuguesas.

O Ultimate de Praia (uma espécie de frisbee na praia) chegou a Portugal em 1995, com a ajuda de Patrick van der Valk — ex-jogador da modalidade, empresário e atual líder da BULA, uma organização dedicada ao desporto e ao estilo de vida saudável. Desde então, o desporto tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Aliás, hoje em dia tem dez equipas oficiais espalhadas pelo País, com um total de 250 jogadores.

“É uma modalidade relativamente jovem no País, pelo que é natural que ainda não tenha alcançado o nível de outros países, mas acreditamos que este Europeu vai contribuir para a afirmação do desporto junto dos portugueses, sobretudo das camadas mais jovens”, revela Patrick.

O Ultimate Frisbee é um pouco diferente dos outros desportos, já que é jogado sem contacto físico e sem árbitro. O objetivo é promover o fair play e fazer com que cada jogador tenha a responsabilidade de respeitar as regras.

Pode assistir à primeira edição portuguesa do Torneio Europeu de Ultimate de Praia sem pagar. Basta aparecer nas datas da competição para apoiar as suas equipas favoritas.