NiTfm live

Ginásios e outdoor

Portugal recebe a primeira prova completa do Ironman em 2020

A competição de triatlo mais famosa do mundo chegou ao País em 2017 na versão "half Ironman".
As inscrições abrem dentro de poucos dias.

Guarde esta data na sua agenda para o próximo ano: 26 de setembro. É um sábado e é nesse dia que chega a Portugal, mais concretamente a Cascais, a primeira prova completa do Ironman. A competição de triatlo estreou-se no País em 2017 na versão 70.3, ou “half Ironman”, com uma distância de natação de 1900 metros, 90,1 quilómetros de bicicleta e duas voltas de 21,1 quilómetros a correr.

Em 2020, vai ser possível participar na prova com a distância de 3860 metros de natação, 180,25 quilómetros de bicicleta e 42,195 quilómetros de corrida. No dia seguinte, 27 de setembro, domingo, é a vez da quarta edição do Ironman 70.3.

O percurso de natação parte da Baía de Cascais e termina na Fortaleza, no Clube Naval. Aí, os atletas devem subir para as bicicletas e percorrer a estrada que vai até à praia do Guincho, seguindo depois para Sintra antes de se dirigirem ao Autódromo do Estoril e a duas últimas voltas na Marginal. Por fim, a prova de corrida de 42,195 quilómetros é feita em três voltas que começam em Cascais e vão até à estrada do Guincho, passando também no Cabo Raso.

O Ironman em Portugal vai qualificar atletas para o Campeonato Mundial de Ironman em Kailua-Kona, no Hawai, em 2021. As inscrições ficam disponíveis no site da organização a partir de 23 de outubro. Contudo, neste momento já é possível consultar todas as informações sobre a prova. 

Este domingo, 20 de outubro, o português Filipe Azevedo venceu a prova do Ironman 70.3 em Xangai, na China, pela segunda vez consecutiva, com um tempo total de três horas, 47 minutos e três segundos. Já em setembro, o atleta tinha ficado em segundo lugar na mesma prova em Cascais, atrás do espanhol Javier Gómez Noya (sete vezes campeão do mundo).