NiTfm live

Ginásios e outdoor

Pole dance chega ao Barreiro pela primeira vez

A nova modalidade do First Floor — Pole Dance Studio, inserido na Yoga Spot Associação, acontece uma vez por semana e está disponível desde abril.

A escola situa-se na linha da Avenida da Praia e tem uma vista incrível sobre o Tejo.

“Quero desmistificar a ideia de que o pole dance é praticado apenas por strippers ou por quem trabalha na vida noturna”, começa por dizer à NiT Tânia Loureiro, 40 anos, instrutora de ioga e dona da Yoga Spot Associação. Por isso, trouxe a modalidade para escola e não só — para o Barreiro também.

Tânia Loureiro viu um vídeo de pole dance na Internet, decidiu experimentar e fê-lo com uma amiga, que também é professora da modalidade. “Gostei tanto que no próprio dia a convidei para dar aulas lá na escola”. E assim foi, o First Floor — Pole Dance Studio chegou à Yoga Spot em abril.

A aula é conduzida pela professora Ana Borracha e para já conta apenas com uma turma. O pole dance acontece à segunda-feira, às 20h30. No entanto, o objetivo da proprietária do espaço é aumentar o número de aulas e orientá-la tanto para mulheres como para homens.

Ioga e pole dance num só espaço? Sim, é possível. Mais: não são assim tão diferentes. Nas aulas de pole dance, o aquecimento começa sempre com posturas de ioga, uma vez que “ajudam a descontrair o corpo e até mesmo a diminuir o risco de lesões”, diz à NiT. Além disso, ambas se focam no trabalho isométrico e na precisão muscular, embora uma delas seja assente no varão e a outra no chão.

As aulas de ioga acontecem à segunda, terça e quinta-feira, com várias sessões ao longo do dia, e são dadas por Tânia Loureiro, juntamente com os instrutores Maria Expedito e António Sardinha. Ao sábado e domingo, decorrem às 11 horas, embora a aula de domingo seja com marcação prévia, por causa do número de participantes. A Yoga Spot tenta rodar os horários para que os alunos possam aparecer quando quiserem. Além disso, ao longo do mês, há atividades fora do horário como ioga na praia.

As aulas de ioga acontecem à segunda, terça e quinta-feira.

Em janeiro, Tânia Loureiro lançou mais uma modalidade pioneira no Barreiro: o FutYoga. Esta aula é direcionada para jovens desportistas, a partir dos 11 anos, e pretende ser um complemento para treinos exigentes, sejam eles de futebol ou basquetebol, por exemplo.

Os alunos começam por fazer um teste onde abordam a parte da visão, da concentração e até o saber lidar com as derrotas. De seis em seis meses, voltam a realizar o teste para ver a evolução. Para isso, é feito um trabalho a nível de técnicas de ioga, que trabalham grupos musculares diferentes dos que fazem fora da escola, de coaching e mindfullness, assim como o acompanhamento de uma psicóloga.

localização, contactos e horários

morada
  • Yoga Spot Associação
    Avenida Bento Gonçalves, n.º 124
    2830-304 Barreiro
    localização
    Grande Lisboa