NiTfm live

Ginásios e outdoor

No maior evento de plogging do País vai correr enquanto ajuda o ambiente

A iniciativa da Sea Life Porto chega a Gondomar a 21 de setembro, um sábado. Basta aparecer para participar.
O objetivo é recolher 400 quilos.

O conceito, que nasceu na Suécia em 2016, espalhou-se rapidamente por todo o mundo. Estamos a falar do plogging, que consiste num passatempo que junta a recolha de lixo (“plocka upp” quer dizer “apanhar”, em sueco) à corrida (“jogging”, em inglês), resultando numa atividade física que faz bem ao corpo e ao ambiente.

A 21 de setembro, um sábado, a Sea Life Porto vai organizar “o maior evento de plogging de sempre no País”. A sexta edição irá decorrer na Ribeira de Abade (na Marginal do Rio Douro), em Gondomar. Está marcada para as 9h45, com duração prevista até ao meio dia.

É a terceira vez que a organização faz um evento neste local, onde já foram recolhidos pneus de camião, assentos de carros, garrafões, partes de barcos, redes de pesca, telemóveis e até frigoríficos. 

Nos últimos cinco eventos, a Sea Life Porto recolheu 600 quilos de lixo. Na sexta edição, o objetivo é conseguir mais 400, de forma a atingir uma tonelada. Além de voluntários, a atividade vai contar com colaboradores de várias empresas.

Para se juntar ao evento, basta aparecer com calçado e roupa confortável. O colete refletor, as luvas e os sacos do lixo serão distribuídos pela organização. O percurso terá entre três e quatro quilómetros e pode ser feito ao ritmo de cada participante, sem velocidade obrigatória. Consulte mais informações na página oficial da Sea Life Porto.

plogging
A última edição foi assim.