Ginásios e outdoor

Pamela Reif tem 23 anos e pôs milhões de pessoas a treinar na quarentena

A influencer alemã tem seguidores de várias partes do mundo, incluindo Portugal.
É um sucesso nas redes sociais.

Pamela Reif é uma das influencers mais famosas da Alemanha e transformou as suas redes sociais num verdadeiro império. Em setembro de 2019, chegou mesmo a ser capa da revista “Forbes”. Numa altura em que grande parte da população mundial está em isolamento em casa, a também modelo de 23 anos colocou parte dos seus quase cinco milhões de seguidores a treinar diariamente e a ficar em forma.

Nasceu em Karlsruhe, no sudoeste da Alemanha, e nem sempre foi tão popular. A jovem sempre adorou dança e desporto, tendo feito várias atividades extracurriculares quando era criança. No entanto, quando completou 16 anos perdeu interesse em algumas delas. Em busca de algo novo, encontrou o ginásio.

View this post on Instagram

well .. I’m on the FORBES Magazine!!! What an HONOR! 😫🙏🏼 magazine now available / anzeige . . Thank you so much Forbes for talking about women running their own business and choosing me as the cover story. I am super grateful . . . 🇬🇧 Title says: “EVERYTHING IS WORKING OUT. Pamela Reif is with 4.3 M Followers Germany’s most important Fitness influencer. Some people laugh at it, but Reif turned it into a successful business – and herself into an entrepreneur.” . . 🇩🇪 🇦🇹 🇨🇭 Das Magazin kann man in der Schweiz & Österreich in Zeitschriftenläden kaufen, in Deutschland kann man es über der Shop “www.abo.forbes.at” online bestellen (natürlich auch ohne Abo) 😊 @forbesdach #forbeswomen #forbesdach

A post shared by Pamela Reif (@pamela_rf) on

Como já contou nas suas redes sociais, começou a treinar com um amigo e nenhum deles tinha um plano definido. Como não sabia nada sobre treinos cardio ou de musculação, acabou por pedir ajuda e foi-lhe dado um plano padrão dado a toda a gente e que não funcionou com ela.

O plano que Pamela estava a seguir consistia em inúmeras sessões de cardio, além de algumas aulas leves de levantamento de peso e treino em grupo. Depois de semanas da seguir esse método, a agora influencer não viu mudanças no seu corpo. Na verdade, só perdeu mais peso.

“Durante esse período, o meu corpo ficou muito magro, a minha percentagem de gordura corporal também era muito baixa e os meus abdominais eram fortes e visíveis, mas eu era extremamente magra. Pesava cerca de 45 quilos”, revelou.

Houve um dia em que decidiu mudar completamente o plano de treino. Em vez de correr na passadeira, inclui mais levantamento de peso, onde constavam agachamentos e outros exercícios. Estas alterações, combinadas com uma dieta rica em nutrientes, fizeram com que os seus braços ficassem mais tonificados, as pernas e os glúteos mais firmes, e a barriga mais definida do que nunca. Daí a toda a gente querer descobrir o seu método para um corpo escultural, não demorou muito.

“Eu era basicamente apenas uma adolescente na escola. O Instagram estava a ficar popular e eu comecei a publicar fotografias da minha comida, dos meus acessórios, tirava selfies no ginásio — estava a fazer  isso sem nenhum plano ou estratégia. Cresceu a partir daí”, contou na Forbes Under 30 Summit Europe.

Quando percebeu que estava a atrair cada vez mais pessoas para as suas redes sociais e recebia centenas de mensagens sobre treino, Pamela Reif percebeu que podia de facto causar um impacto na vida das pessoas, além de construir uma carreira na Internet. Começou por partilhar fotografias e vídeo diariamente, tendo agora 5,1 milhões de seguidores no Instagram.

Segundo contou à “Forbes”, foi depois de alcançar os 500 mil seguidores nesta rede social  que o seu hobby se tornou um negócio. Trabalhou com diversas marcas populares, como a Calzedonia e a Nak-d, e ganhou também visibilidade no YouTube, onde agora tem 2,49 milhões de subscritores. Além disso, já faz treinos com caras conhecidas como Jason Derulo, Adriana Lima e Selena Gomez.

Os treinos mais populares da quarentena

Basta entrarmos na nossa própria conta do Instagram para nos depararmos com histórias de amigos ou pessoas que seguimos que replicam os treinos de Pamela Reif, que variam entre os 8  os 20 minutos, sendo os que têm duração de dez os mais populares. A influencer Mariana Galhardas e o casal de viajantes “Explorerssaurus” são alguns dos portugueses que seguem os seus treinos.

Além dos programas de treino que divulga no Instagram, tanto para iniciantes como avançados, faz agora várias transmissões de treinos ao vivo no YouTube, entre outros que publica para ver mais tarde. Antes da pandemia, a modelo alemã publicava um a dois vídeos por mês e agora chega a ter mais de três vídeos por semana nesta plataforma.

Entre os seus conteúdos mais populares durante a pandemia de Covid-19, está o treino de 15 minutos de dança com cardio, a sessão de 12 minutos para trabalhar os abdominais (sem equipamentos), o treino de dez minutos que trabalha o corpo inteiro e outro de 20 minutos (ambos também sem recorrer a equipamentos).

No Instagram de Pamela, além de treinos nas histórias, pode encontrar vídeos com sugestões de exercícios no feed. Alguns deles já foram vistos mais de 20 milhões de vezes. 

Numa publicação feita a 17 de março, revelou que ninguém está sozinho neste isolamento. Enquanto treinava ao vivo, tinha 90 mil pessoas a acompanhá-la. Para ter acesso a estes conteúdos, basta seguir a influencer alemã nas redes sociais — são gratuitos e podem mesmo ajudá-lo a manter a forma durante o período em que vai estar fechado em casa.

Pamela Reif também segue uma alimentação saudável e partilhou mais de 70 receitas num livro que lançou em 2019. Sendo fã de bowls, tem propostas para comer desde o pequeno-almoço à sobremesa. O livro está à venda online e custa 20€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT