Ginásios e outdoor

Os truques básicos de Kayla Itsines para estar em forma todo o ano

A musa do Instagram é conhecida por ter criado o "Bikini Body Guide", um guia para conseguir o corpo perfeito para o verão.
É mais simples do que pensa.

Não seria muito arriscado dizer que 90 por cento das resoluções de Ano Novo se centram na saúde, sejam deixar de fumar, consumir menos açúcar ou começar a ir ao ginásio. Para quem definiu como principal objetivo para 2020 ficar em forma, há uma guru do fitness que tem de seguir obrigatoriamente: Kayla Itsines.

A famosa musa do fitness conhecida por criar o “Bikini Body Guide” — um guia que pretende ajudar as mulheres a conseguirem um corpo perfeito para o verão — partilhou com a revista australiana “Harper’s Bazaar” alguns dos seus truques infalíveis para criar uma rotina saudável este ano.

A PT australiana tem mais de 12 milhões de seguidores no Instagram, com os quais variados treinos e dicas. Entre elas, Kayla defende que é importante encontrar um parceiro que também goste de fazer exercício, uma vez que treinar com uma boa companhia torna toda a experiência mais agradável, além de que obriga ambas as partes a manter os compromissos — este é o primeiro truque.

Para nunca perder a motivação, há ferramentas essenciais como, por exemplo a música: “Quando não estou com vontade ponho a minha música favorita a tocar no carro a caminho do ginásio”, explica a musa.

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"Am I drinking enough water?" This is a question I get a lot from the #BBGcommunity!!! One of THE fundamentals of fitness is HYDRATION. It’s so important to make sure you’re getting enough water for your body to function properly day-to-day AND when you’re working out. It’s actually not just about drinking water during exercise, you need to drink water before and after exercise too.🚰So if you’re not feeling your best, reconsider how much water you’re drinking, a simple way to calculate how much water you need is to divide your bodyweight (in pounds) in half, and that number is how much water, in fluid ounces, you should be drinking! If it’s hot or you’re exercising a lot you’ll need to up your fluid intake. I have been training hard to get ready for my bootcamp while here in Dubai, so I have been drinking water like it's going out of style hahaha. I have to re-fill my water bottle every five seconds and @tobi_pearce actually thinks I'm crazy. 😂

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Começar o dia da melhor maneira é também essencial, com comida saudável e nutritiva que dê energia ao corpo. Portanto, um terceiro truque simples mas eficaz. O pequeno-almoço favorito da australiana são torradas com cogumelos e abacate, um fio de azeite e kale.

“Adoro comer ovos com torradas e espinafre durante a manhã. Abacate moído espalhado numa torrada, por exemplo, é a opção para os meus fins de semana”, disse também à revista “Glamour“.

Muita gente tem o hábito de saltar refeições quando quer perder peso, mas abdicar do almoço é um erro que não deve ser cometido para ter um corpo saudável. A essa hora do dia, a guru do fitness gosta de preparar uma salada grega com arroz integral, uma lata de atum e o seu molho favorito, feito com azeite, limão, vinagre, orégãos, sal e pimenta.

Entre refeições, tem um snack favorito e, na verdade, bastante básico: palitos de vegetais. Ou seja, vegetais crus, como cenoura, pepino, aipo e rabanete, acompanhados de guacamole caseiro ou húmus.

A receita de Kayla é feita com 200 gramas de grão de bico enlatado; uma colherada de tahine; dois dentes de alho amassados; meia colher de chá de cominho moído; as raspas e o sumo de um limão; duas colheres de sopa de azeite; uma colherada de água; duas colheres de sopa de coentro picado, sal e pimenta preta. Pode guardar no frigorífico durante uma semana.

“Tente escolher lanches que permitam que se sinta satisfeito, assim será menos provável que queira outro lanche e evite comer demasiado na próxima refeição. Além disso, deve procurar lanches que tenham uma boa mistura de macronutrientes: hidratos de carbono, proteínas e gorduras boas”, explicou. 

Tomar suplementos é algo que desaconselha, já que “todos os nutrientes e vitaminas devem vir da comida”. Para ter sempre energia, garante que é importante ir para a cama e acordar sempre à mesma hora — isto habitua o corpo a manter-se num padrão consistente, além de melhorar a duração e qualidade do sono.

Por fim, diz também que é essencial ter um plano que facilite o processo e torne a jornada fitness num hábito, que é o que acontece naturalmente quando se é consistente. No início do ano, a PT australiana partilhou um treino. Além de queimar calorias, o circuito de seis exercícios trabalha zonas do corpo como o rabo, os abdominais e as pernas.

“Este treino é ótimo para quem viaja, mães ou estudantes que podem ficar em forma em casa, assim como para as mulheres que simplesmente não têm tempo para ir ao ginásio naquele dia”, disse na altura.

Carregue na galeria para saber quais são os exercícios e como se realizam.

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