NiTfm live

Ginásios e outdoor

O único português a ganhar um IRONMAN lançou uma plataforma sobre triatlo

Treino Triatlo é o nome do mais recente projeto do triatleta profissional Pedro Gomes.
Nesta plataforma descobre tudo o que precisa sobre a modalidade.

O único desporto que fazia era na Nintendo e não era daqueles miúdos que adoravam jogar futebol na rua. Aos 15 anos, por incentivo do pai, dedicou-se à natação. Mas também não adorava. Pelo caminho, ouviu falar em triatlo e decidiu investir a sério nesta modalidade. Hoje em dia é o único português que ganhou um IRONMAN completo. Chama-se Pedro Gomes e lançou uma plataforma online sobre a modalidade, a Treino Triatlo, no início de janeiro.

“Aos 17 ou 18 anos, quando entrei para o curso de Engenharia Informática, no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, integrei a equipa de triatlo da faculdade e dediquei-me ao desporto espontaneamente e não por obrigação. A minha mentalidade mudou nesse momento, bem como o meu vício que até aí eram os jogos de consola e computador”, conta à NiT o agora triatleta profissional de 34 anos.

Pedro Gomes acabou por nunca trabalhar na área em que se formou. Preferiu apostar no desporto. Foi por volta dos 24 anos que sentiu que o seu empenho estava a refletir-se em resultados, acabando por integrar o Projeto de Esperança Olímpica em 2007. Os treinos no Centro de Alto Rendimento do Jamor lançaram-no na carreira como triatleta profissional.

“Era uma das esperanças da modalidade para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro”, revela.

Deve estar a imaginar o que se seguiu: o triatleta treinou bastante e rumou até ao Brasil para mostrar o seu trabalho e tentar trazer o título para Portugal. Mas não foi nada disso que aconteceu. Pedro Gomes nunca sentiu que tinha um talento natural e achava isso era necessário para participar numa competição desta dimensão, embora ele tentasse compensar essa carência com muito trabalho e dedicação.

“Cheguei à conclusão de que não tinha aptidão natural para ir aos Jogos Olímpicos, em que se faziam distâncias curtas. Por isso, dediquei-me às distâncias longas, que não faziam parte desta competição.”

Pedro Gomes tem 34 anos.

Este tipo de prova inclui 3800 metros de natação, 180 quilómetros de ciclismo e 42,2 quilómetros de corrida (uma maratona). Foi a partir destes números que Pedro Gomes, também treinador pessoal de triatlo, quis construir uma carreira.

Para alcançar o sonho de ganhar um IRONMAN, decidiu sair de Portugal, uma vez que “cá existe pouco apoio e reconhecimento”.

Fez vários estágios internacionais e treinou para uma prova específica durante um ano, em 2011 — e que acabou por lhe correr mal.

“A preparação final para essa prova não foi a melhor. Senti demasiada pressão imposta por mim e, em vez de comer bem, decidi restringir bastante a alimentação. Cortei nos hidratos de carbono com receio de ganhar peso e esse foi o principal problema. Também bebi demasiada água e ignorei as bebidas energéticas que fazem falta nesta modalidade. Resultado: cheguei à prova a sentir-me muito fraco e o corpo não respondeu. Aliás, lembro-me de sentir logo isto depois da natação, em que estava a fazer um tempo muito abaixo do habitual. Mas só me apercebi dos meus erros mais tarde”, conta à NiT.

Curiosamente, um ano depois da prova, em 2013, ganhou o circuito mundial IRONMAN na distância completa em Kalmar, na Suécia.

Depois da vitória, em 2014, mudou-se para os Estados Unidos, juntamente com a mulher, Carolina Gomes. Viveu lá durante três anos antes de voltar a mudar de país, desta vez foi com a família para o Dubai. No final de 2017, voltou para Portugal.

Pedro Gomes tem pensado muito sobre a comunidade de triatlo em Portugal e chegou à conclusão de que o seu conhecimento e experiência podiam passar para a tal plataforma online: a Treino Triatlo, que nasceu no início deste ano.

O triatleta ganhou um IRONMAN na Suécia.

“Estando a Federação de Triatlo de Portugal naturalmente focada na distância Olímpica, faltava uma plataforma digital que concentrasse informação para ajudar a fazer crescer ainda mais a participação nacional nas distâncias longas do triatlo, em particular na distância IRONMAN”, conta à NiT.

No fundo, é um site que pretende ser um complemento a toda a informação sobre a modalidade em Portugal e ajudar todos aqueles que se queiram iniciar na modalidade.

Nesta plataforma pode descobrir onde treinar, que material deve usar e, claro, o que é na realidade esta modalidade, independentemente da distância em questão. Pedro Gomes até criou um calendário que reúne os IRONMAN em todo o mundo. Já para não falar da lista com rotas de ciclovias, caminhos e piscinas que lhe dizem onde pode andar de bicicleta, correr e nadar em segurança.

O site inclui, ainda, uma categoria com artigos sobre superalimentos, experiências na primeira pessoa e sugestões de gadgets que podem ajudar. E mais: a zona de coaching, onde pode solicitar um plano individualizado de triatlo a partir de 19€ por semana.

Um dos objetivos de Pedro, além de ganhar mais um IRONMAN até ao final da carreira, é que toda a gente contribua para a plataforma, de forma a ter sugestões de treino de desportistas de todo o País num só site.

“Também gostava muito de ter um diretório de treinadores no site. É um projeto ambicioso, mas acredito que vá crescer com a ajuda de todos. É uma maneira de partilhar a minha experiência na modalidade e o que vou vivendo lá fora, mantendo a ligação a Portugal. Afinal, sei que vou voltar quando a vida de atleta terminar.”

localização, contactos e horários

site e redes sociais