NiTfm live

Ginásios e outdoor

O personal trainer que muda vidas todos os dias

Tiago Reis Silva ajuda os seus alunos a perderem dezenas de quilos através do treino físico e da mudança de mindset.
Tiago Reis Silva.

Tiago Reis Silva é personal trainer, tem 33 anos, 118 mil seguidores na sua conta de Instagram e casos de verdadeiro sucesso de perda de peso na sua carteira de clientes. Há quem tenha perdido 14 quilos, 23 ou até 35, tudo com o seu treino físico e coaching motivacional.

O luso-brasileiro nasceu na Baía, no Brasil, mas depois de casar com uma portuguesa decidiu atravessar o Atlântico e vir morar para Lisboa, há já 11 anos. “Sempre me dediquei ao desporto. Até aos 12 anos foi o futebol, depois o surf”, conta à NiT o personal trainer.

Foi atleta de alta competição de surf e chegou a participar no campeonato mundial de 2009, no Guincho, em Cascais. Aos 22 anos decidiu deixar de ser profissional e dedicar-se a ajudar outras pessoas. “Sempre tive muitos cuidados com a minha alimentação e corpo. Afinal, era atleta. Ainda no Brasil, trabalhei como PT em resorts, onde dava aulas de fitness”, refere.

Já em Portugal, optou por ingressar no curso de Educação Física e Desporto Escolar da Universidade Lusófona de Lisboa. Em meados de 2013, após a licenciatura, iniciou a sua profissão de personal trainer no nosso País. Passou pelo Holmes Place, Fitness Hut, Mega Craque CrossFit, e pelo hotel Four Seasons Ritz, até começar a trabalhar como freelancer, no final de 2016.

“O treino que faço com os meus alunos é funcional e de perda de peso”, afirma o especialista, que além do passa palavra, consegue vários participantes através das redes sociais. Com o seu programa especial de queima de gordura, o Fat Burn Program, consegue resultados inacreditáveis, que muitas vezes partilha na sua conta de Instagram.

Com a aluna Ana Dominguez.

Os casos mais recentes e mais marcantes são os de dois menores de idade. Beatriz perdeu 23 quilos e o PT explica que apesar de não ser a pessoa que mais quilos perdeu é uma das que mais se nota. “Em termos estéticos a Beatriz é quem mais se nota. Era gordinha e agora parece uma modelo magra.”

“Já o Manel era uma criança obesa que perdeu 35 quilos. Aí a preocupação era mesmo com a saúde”, revela o PT que aplica coaching motivacional para mudar o mindset dos seus alunos.

“Os treinos variam muito consoante o tipo de aluno e os seus objetivos. Mas cada treino dura sempre 30 minutos e normalmente é apenas uma vez por semana, isso fica ao critério de cada um.” Além do treino de alta intensidade, o luso-brasileiro ainda dá dicas sobre alimentação e exercícios para os seus alunos praticarem em casa, ou qualquer lugar.

“As práticas comigo acontecem em Belém, junto ao rio, caso chova passam para o Matchbox CrossFit. Mas os meus alunos devem fazer outros exercícios em casa. Sobretudo quando completam o programa comigo. Continuo a acompanhá-los via WhatsApp”, diz-nos.

Quanto ao seu próprio treino, Tiago pratica crossfit de segunda a sexta-feira. Além disso, corre de segunda-feira a sábado. Tiago Reis Silva fala com pronúncia brasileira, mas com alguns toques de português de Portugal, no entanto, há algo constante no seu discurso, o amor à profissão: “É tão bom vermos os alunos a melhorar a sua vida”.