NiTfm live

Ginásios e outdoor

O novo e inovador estúdio de Cascais combina Pilates e treino funcional

O Pilates Move U também inclui treino personalizado. Abriu a 7 de janeiro.
Há Pilates com máquinas.

Em Portugal há três anos, Sarita Dourado, natural da Baía, no Brasil, realizou finalmente o seu sonho: abrir um estúdio de Pilates. É em Cascais, mais especificamente na freguesia da Parede, que pode encontrar o mais recente spot para a prática desta modalidade, o Pilates Move U. Foi inaugurado a 7 de janeiro.

Não é só mais um estúdio, já que se trata de um espaço inovador. É que a instrutora de 38 anos fez uma fusão inesperada: Pilates e treino funcional, à qual chamou de Pilates Funcional. “É o resultado de toda a minha experiência”, conta à NiT.

Há três máquinas para o Pilates.

Há 15 anos na área da atividade física e dez enquanto instrutora de Pilates, Sarita sempre trabalhou em estúdios de outras pessoas. Quando chegou a Portugal, a 12 de janeiro de 2017, após uma temporada na Irlanda a aprender inglês, decidiu investir num negócio próprio — também o marido, Leandro Peres, 39 anos, abriu uma empresa de publicidade, em nome próprio, que fica em Marvila, Lisboa.

“Apercebi-me de que em Portugal a prática desta modalidade em máquinas ainda é pouco conhecida. Aliás, toda a gente acha que este tipo de Pilates é mais difícil mas, na verdade, é indicado para iniciantes. É a tensão da mola que define o grau de dificuldade, daí o recomendado ser começar nas máquinas e depois, sim, passar para o chão, ao contrário do que costuma acontecer”, diz.

No espaço de 90 metros quadrados, onde 40 são totalmente dedicados ao treino, há três possibilidades de aulas. O Mat Pilates (de chão), com turmas de até cinco alunos, onde são realizados exercícios de da sequência desenvolvida por Joseph Pilates, podendo haver utilização de acessórios como bolas, foam roller, faixa elástica e disco de equilíbrio.

Existe, também, o Pilates em máquinas, com grupos até três elementos, onde os alunos passam por máquinas como o Cadillac, Step Chair e Reformer. Neste caso, é um circuito em que cada pessoa tem o seu próprio treino, indicado para as necessidades individuais. 

A terceira opção é o treino personalizado, em que existe a possibilidade de reservar o estúdio apenas para uma pessoa. “É indicado para alunos que pretendam desenvolver valências variadas e otimizar o seu tempo através da fusão do Treino Funcional e Pilates”, revela à NiT a proprietária do Move U.

O novo estúdio também tem um gabinete dedicado a massagens, acupuntura e nutrição — três serviços extra.

Sarita Dourado destaca, ainda, o facto de o estúdio ficar bastante perto da Estação Ferroviária da Parede, o que faz do Pilates Move U uma alternativa para quem sai do trabalho e não quer fazer muitos desvios para ir treinar. “Também há uma paragem de autocarro muito perto e estacionamento do prédio”, acrescenta.

O mais recente spot de Cascais funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. Há mensalidades entre 50€ (duas vezes por semana em grupo) e 280€ (treino personalizado duas vezes por semana).

Um dos circuitos possíveis.

localização, contactos e horários

site e redes sociais
horários
  • De segunda a sexta-feira das: 08:00
  • às: 20:00
  • Fecha ao sábado e domingo