Ginásios e outdoor

O exercício viral do Instagram que ajuda a ter a barriga sempre lisa

Só precisa de ter um acessório de treino usado por várias estrelas do fitness, como a famosa Kayla Itsines.
Não terá um único vestígio de gordura.

Todos os dias surgem novas dietas e teorias para emagrecer que rapidamente se tornam virais nas redes sociais. O mesmo acontece com peças de roupa e tendências de moda. Mas não só. Atualmente, o Instagram, é uma ferramenta à qual muita gente recorre para encontrar exercícios eficazes para ter um corpo tonificado e sem vestígios de gordura.

Um dos movimentos que mais sucesso fez em contas de Instagram com milhares de seguidores, como a @gymaesthetic ou a @fitmoral, é a prancha. Calma, não é a tradicional que está a imaginar, em que tem os quatro apoios no chão.

Na verdade, é uma prancha que precisa de um extra: Both Sides Up, ou seja, um Bosu. Este acessório de treino, do qual a NiT já falou várias vezes pela sua popularidade, foi uma das grandes estrelas de 2019 dentro desta categoria, sendo que até a famosa PT australiana Kayla Itsines, uma das maiores gurus do fitness, o incluiu nos seus treinos.

O equipamento — sim, aquela meia bola pela qual passa há vários anos no ginásio e ignora completamente — pode ser usado de duas formas: com a meia bola virada para cima, em que fica estável e a instabilidade acontece apenas quando o corpo entra em contacto com o material; ou para baixo, em que a superfície de contacto entre o Bosu e o corpo é mais estável, sendo que a instabilidade é conseguida o equipamento e o solo.

Independentemente da sua escolha, o Bosu irá representar sempre um desafio. Neste caso, o exercício viral é feito com a meia bola para baixo. 

O método é exatamente o mesmo da prancha tradicional: tem de estar com a barriga virada para o chão e aguentar alguns segundos na posição, sendo que deve manter as costas direitas e contrair a zona abdominal. O que difere é que, em vez de ter os cotovelos fletidos e os antebraços apoiados no chão, as mãos devem estar nas extremidades do Bosu e os braços esticados (em linha com os ombros). Deve aguentar-se assim durante cerca de 30 segundos — mas pode começar com menos.

A sua forma característica vai criar mais instabilidade, o que significará também mais resultados, uma vez que o esforço é maior.

Se não quiser começar logo pelo movimento mais complicado da prancha com o Bosu, pode fazer a versão dinâmica com a superfície para baixo. É simples: quando fletir os braços para descer, deve colocar um antebraço de cada vez no Bosu, ficando apoiado nos cotovelos e ponta dos pés apoiados no chão. Durante esse movimento, deve contrair o abdominal. Depois, basta inverter: colocar uma mão de cada vez no Bosu para voltar à posição inicial.

Pode encontrar este acessório de treino em vários ginásios, mas também à venda em lojas como a Decathlon, que tem uma versão da Domyos de 70€. É, na verdade, uma estação de ginástica que traz também bandas elásticas para outro tipo de exercícios. 

“A Balance Station permite fazer exercícios em desequilíbrio, que solicitam os músculos profundos e melhoram o equilíbrio. Poderá igualmente executar inúmeros exercícios diversificados de reforço muscular e de fisioterapia”, pode ler-se na descrição.

Carregue na galeria para conhecer outros quatro exercícios eficazes que pode fazer com a ajuda de um Bosu.

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