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Ginásios e outdoor

O exercício básico de 1 minuto que pode fazer na praia para ficar em forma

É tão simples que até parece mentira. Mas, acredite, é mesmo eficaz.
Tire uma fotografia assim.

Nem sempre a saúde é o principal motivo para querer estar em forma. É por isso que muita gente acaba por agir apenas no verão, já que se usa roupa mais fresca e vê-se mais a pele. Este até pode ser um ponto de partida para ganhar prazer em praticar exercício físico. Pode começar por fazê-lo na praia.

Não vamos pedir-lhe que corra quilómetros pelo areal — bem sabemos o quão cansativo é — nem que entre em torneios de voleibol e futebol de praia, se não é disso que gosta. Porém, quando estiver parado em frente do mar, naquele momento de dúvida sobre a altura certa para enfrentar as ondas, perca pelo menos 60 segundos a fazer um exercício que vai ajudá-lo a ter pernas mais tonificadas.

Não precisa de deitar-se nem de usar roupa de treino. Só tem de fazer algo tão simples como estar de pé, com os pés à largura dos ombros e ficar em pontas de pés durante o máximo de tempo possível.

Mas, atenção, para ter os melhores resultados, deve ter a cabeça e as costas direitas durante o movimento. Também pode passar pela conta de Instagram de Camila Coelho para, caso precise, ganhar mais motivação — a influencer brasileira tem fotografias na praia que prometem inspirar qualquer pessoa.

Se gastar um minuto de cada dia a fazer isto, seja na praia, na fila do supermercado ou enquanto espera pelo autocarro, já vai notar diferenças. Se tiver uma rotina de treino mais variada e intensa, pode incluir este movimento no treino e realizar três séries de dez repetições.

Mais um exercício para fazer na praia — desta vez na toalha

Enquanto aquele exercício é feito a contemplar o mar, há outro que pode experimentar quando estiver deitado na toalha. Estamos a falar do mountain climber. 

“Este movimento é o mais completo que se pode fazer nesta situação. Ele trabalha a zona abdominal, lombar, glúteos, gémeos, quadríceps, tríceps, ombros, porção frontal, um pouco do dorsal e grande peitoral”, revela à NiT o PT Tiago Silva.

No fundo, junta todos os benefícios de uma prancha, aumentando a exigência em mobilidade e intensidade para o centro do corpo.

Simples e eficaz.

É assim que se faz: começa na posição de prancha, ou seja, com o corpo apoiado nas mãos e nas pontas dos pés. A coluna deve estar direita e o abdominal contraído. A partir daqui, levanta o joelho em direção ao peito, alternando as pernas, tal como mostra a infografia. Faça três séries de 15 repetições.

A NiT sugere ainda um circuito de quatro exercícios para ter as pernas mais bonitas e tonificadas da praia. Deve realizar o máximo de repetições de cada um durante 30 segundos. Depois descansa durante o mesmo período de tempo e parte para o próximo. Quando der a volta aos quatro exercícios, repete mais três a quatro vezes o circuito — num total de 20 a 30 minutos por dia.

Carregue na galeria para saber quais são e como se fazem.