Ginásios e outdoor

Modern Pilates: a modalidade do Holmes Place para relaxar e ganhar força muscular

Está disponível em sete ginásios da cadeia. A NiT conta-lhe tudo sobre esta sessão.
Promete vários benefícios.

O Holmes Place Palácio SottoMayor, em Lisboa, inaugurou oficialmente este mês um estúdio de Pilates, onde está a dar a conhecer uma modalidade exclusiva. Chama-se Modern Pilates, o que significa que a sessão é feita com grandes equipamentos, e tem mais de uma dezena de benefícios.

Vamos começar pela base: o método De Pilates foi desenvolvido por Joseph Pilates , no início do século XX. “O criador denominava o seu método de ‘contrologia”, já que tem como objetivo o fortalecimento da musculatura mais profunda, aumento do tónus muscular, aumento da consciência corporal, melhoria da postura, coordenação e flexibilidade”, diz à NiT Ana Custódio, wellness manager trainee no clube do Palácio SottoMayor.

O Pilates, explica, é um excelente método para trabalhar não só no que diz respeito à reabilitação, mas também ao nível do alto rendimento — ou seja, é um método para todos, dos dez aos 100 anos. 

“Este é um trabalho multidimensional que consiste no controlo consciente de todos os movimentos do corpo, tornando-o mais eficiente respeitando o corpo como um todo. Os estúdios Modern Pilates, sendo uma marca exclusiva dos clubes Holmes Place, estão localizados dentro dos ginásios”, acrescenta a instrutora.

É feito com grandes equipamentos.

Entre os equipamentos usados, destacam-se o reformer, o cadillac/Torre e o spine corrector — não se preocupe, vai saber dominar todos.

Quanto aos benefícios, como já foi possível perceber, são vastos. O Modern Pilates promete aumentar a resistência, flexibilidade, tónus e a força muscular; corrigir a postura; diminuir o risco de luxação e de desgaste articular; aliviar as dores crónicas; e reduzir a fadiga muscular.

Além disso, “melhora a coordenação motora, facilita o trabalho do sistema linfático e a eliminação natural das toxinas, estimula o sistema circulatório e a oxigenação do sangue, e melhora a capacidade respiratória”.

Segundo Ana Custódio, há mais vantagens relevantes: a modalidade reduz o stress, aumenta a concentração, promove o relaxamento e o equilíbrio mental, e eleva a auto-estima.

As aulas são adaptadas às necessidades dos alunos.

Ao contrário do que costuma acontecer, o número de aulas semanais pode variar. “O trabalho desenvolvido no estúdio de Pilates é personalizado, assim sendo o número de aulas por semana dependerá dos objectivos a alcançar com os nossos alunos”, explica à NiT. Depois, existe, sim, nove aulas semanais de Pilates em grupo.

Com sessões de 45 a 60 minutos, a duração que pode variar de acordo com as necessidades dos sócios. Além do Holmes Place do Palácio SottoMayor, a modalidade está disponível nos clubes de Alvalade, Cascais, Amoreiras, Miraflores, Quinta da Fonte e Avenida Defensores de Chave.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT