NiTfm live

Ginásios e outdoor

Manuel tem 15 anos, perdeu 40 quilos em seis meses e agora inspira outras pessoas

Manuel Lino era obeso quando decidiu mudar a sua vida, com a ajuda do PT Tiago Reis Silva. Conheça a história.
O processo de mudança começou em junho.

Manuel Lino tem 15 anos e apesar de ser ainda um adolescente, já tem uma história de perda de peso incrível. Começou a engordar com apenas três anos de idade, mas foi aos seis que começou realmente a ter excesso de peso, quando comparado com outras crianças da mesma idade.

Em maio deste ano, Manuel estava a jogar futebol na escola, tropeçou e a sua perna foi para trás, acabando por se sentar em cima do pé direito. Uma vez que pesava 124 quilos, acabou por partir o tornozelo e teve de ser operado. Foi o ponto de viragem. A irmã do aluno do nono ano levou-o até um lugar, sem nunca desvendar qual e porquê. Já tinha passado um mês e meio de recuperação da cirurgia e estávamos no dia 21 de junho.

“Encontrámo-nos com o Tiago e eu gostei da maneira como ele falou comigo. Consegui abrir-me com ele, comecei a falar do meu passado e como apesar de ter sido sempre um rapaz muito gordo, sempre gostei de fazer desporto, decidi aceitar a sua ajuda”, conta Manuel Lino à NiT, que já tinha praticado dois anos de Kickboxing.

O rapaz lisboeta começou os treinos com o PT luso-brasileiro Tiago Reis Silva logo na segunda-feira seguinte, 24 de junho. Ao mesmo tempo, foi acompanhado por uma nutricionista, que trabalha com o PT, para criarem um plano alimentar.

“Ao início só podia comer um tipo de pão, não comia hidratos de carbono, mas agora já como uma colher de arroz a todas as refeições”, refere Manuel, que perdeu seis quilos nos primeiros 16 dias.

Perceber como se deve alimentar foi essencial, uma vez que estava habituado a não comer quase nada durante o dia e a comer muito à noite. “Há uma componente hereditária porque o meu pai também chegou a pesar quase 150 quilos quando tinha 35 anos. Eu também comia muitos hidratos de carbono e muitos açúcares.”

Quando questionado, Manuel não consegue precisar em que consistem os treinos semanais com o PT: “são sempre diferentes. São sempre ao ar livre, uma vez por semana. Há um ou dois tipos de exercícios sempre parecidos e o aquecimento é igual, de resto é tudo diferente”.

Nos últimos dois anos sofreu de bullying na escola. Atualmente, passados seis meses perdeu 40 quilos e tem recebido muito apoio. “Os meus amigos dizem que nem pareço o mesmo.”

“Nas aulas de educação física, o peso afetava-me os joelhos e tinha problemas de respiração, sobretudo nas corridas do aquecimento. Agora já consigo correr normalmente. Também durante a noite doía-me o peito, era o excesso de gordura. Agora tudo isso passou.”

Na sua alimentação atual deixa de parte a carne vermelha, come apenas uma peça ou uma peça e meia de fruta por dia, e tem muita atenção à quantidade de hidratos. “Mas tenho uma refeição livre por semana. No aniversário da minha afilhada comi pizza, mas quando não há nenhuma festa prefiro comer um gelado em casa.”

Quanto à roupa, foi a partir dos 95 quilos, no final de julho, que teve de comprar sobretudo calças e casacos. Vestia o XXL e agora veste o M ou L, consoante a peça. Já de calças, Manuel vestia o 56 e agora veste o 44.

“Mas ainda estou a meio do treino, porque o peso que eu gostava de ter era 70 quilos. O meu objetivo inicial era 75, mas quero ficar definido.”

O processo está a ser feito através do método FAT BURN PROGRAM, criado pelo especialista Tiago Reis Silva, em que o aluno aprende a ganhar auto-confiança, a treinar e a alimentar-se bem. Tudo com acompanhamento diário, para que não haja abertura para desistências.

“O que mais gosto no Tiago é a força que ele dá aos alunos, a motivação que ele dá, ele não deixa desistir. Sempre desisti de ginásios, mas ele é como um mentor”, confessa Manuel que planeia ir para um ginásio quando o programa com o PT terminar.

Quando já tinha menos 25 quilos.

Numa linha cronológica, Manuel iniciou o programa de treino com o PT Tiago Reis Silva em junho, quando tinha 124 quilos. Em julho, já tinha perdido seis quilos; em agosto 13,5 quilos; e no final de setembro já ia com 25 quilos a menos. Em outubro, registava a marca dos 31 quilos perdidos e em novembro, 35.

No dia 23 de dezembro, bem antes do Natal, o PT informou a NiT que Manuel já perdeu uns impressionantes 40 quilos desde o final de junho. Todo o processo está a ser partilhado na redes sociais do profissional, servindo de inspiração para muitas outras pessoas.

“O Manuel entrou em contacto comigo em junho de 2019, tinha 14 anos. O Manuel pesava 124 quilos e era obeso. Senti que era um miúdo cheio de energia mas já cansado de lutar contra a sua obesidade, sem acreditar que era capaz. Na nossa primeira conversa, percebi logo que o Manuel queria muito mudar e tinha a real noção da sua obesidade e necessidade de mudança. Por isso, comecei a trabalhar com ele”, explica o PT à NiT.

Relembre o artigo da NiT sobre a história do PT Tiago Reis Silva.