Ginásios e outdoor

Level Up: o treino ao som da música de Ciara que promete queimar calorias

O vídeo com este circuito mais famoso no YouTube soma quase três milhões de visualizações.
A protagonista do treino mais popular é uma miúda de 24 anos.

Os song workouts — ou em português, treinos ao som de músicas específicas — tornaram-se especialmente populares durante o confinamento. Porém, a tendência já vinha a notar-se em 2019, com uma música lançada 19 anos antes.

Falamos de “Flower”, de Moby, cujo refrão é mais ou menos assim: “Bring Sally up and bring Sally down. Lift and squat, gotta tear the ground”. Portanto, na nossa língua, isto transforma-se em algo bizarro como “traz a Sally para cima, leva a Sally para baixo. Sobe e desce, há que destruir o chão”. Agora imagine isso durante aproximadamente três minutos e meio.

No verão do ano passado, a música tornou-se num desafio viral com agachamentos ou flexões — era só escolher. Cada vez que Moby diz “bring Sally up”, os participantes sobem e cada vez que diz “bring Sally down” está na hora de descer.

Em julho de 2019, também Maddie Lymburner, uma jovem de 24 anos do Canadá que é uma verdadeira estrela do fitness das redes sociais — a NiT já lhe contou a sua história neste artigo —,utilizou a música “Level Up” (2018), de Ciara, para criar um song workout. Já somava milhares de visualizações mas, desde março, subiu para milhões, atingindo os quase três.

O vídeo começa tal como a letra da música: aguardando a contagem decrescente para iniciar o circuito de treino que, segundo MadFit, o nome do seu canal de YouTube, trabalha o corpo inteiro e permite queimar calorias e, claro, gordura — tudo isto sem recurso a quaisquer equipamentos. A única coisa que Maddie usa é um atepe de ginástica.

Durante vários segundos, a jovem surge a elevar o joelho até ao cotovelo. O movimento seguinte é o de corrida no mesmo sítio, repetindo novamente. Em posição de flexão, também terá de ter força nos braços e nas pernas para seguir os exercícios ao som da batida. Prepare-se: quase não vai ter tempo para descansar durante aquelas três minutos e 40 segundos. 

Os comentários de quem já fez o treino não deixam dúvidas: “Um dos melhores treinos de sempre”, “Tenho feito os song workouts há um mês e já começo a notar abdominais e braços e pernas mais tonificados” ou “Já estou exausta só de ver o vídeo” são alguns deles.

Também Caleb Marshall, criador do canal The Fitness Marshall, usou esta música há um ano para um dance workout, que somou mais visualizações durante o período de isolamento social que obrigou a população mundial a estar em casa e, consequentemente, também a treinar por lá.

Neste caso, o vídeo com mais de 1,7 milhões de visualizações ensina uma coreografia ao som da música de Ciara. Embora menos intenso que o anterior, também ajuda a praticar exercício físico sem dar por isso.

Mais recentemente, têm sido lançados song workouts com músicas famosas dos anos 90 e 2000, como é o caso do vídeo de MadFit que inclui êxitos de Britney Spears, Vengaboys e Backstreet Boys.

Quando esgotar todos estes treinos, pode experimentar os circuitos de Pamela Reif. A alemã de 23 anos também se tornou um fenómeno ainda maior durante a quarentena, altura em que começou a publicar mais treinos frequentemente.

Carregue na galeria e descubra os cinco treinos mais famosos de Pamela Reif.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT