NiTfm live

Ginásios e outdoor

IronMan 70.3 Portugal: tudo o que precisa de saber para participar

A competição vai acontecer em Cascais e quer desafiar a resistência física e psicológica entre natação, ciclismo e corrida. A cinco meses da prova, já estão inscritos representantes de 48 nacionalidades.

O IronMan 70.3 é uma prova de triatlo que consiste em 1,9 quilómetros de natação, 90 quilómetros de ciclismo e 21,1 quilómetros de corrida. A soma das distâncias dá um total de 113 quilómetros, o que representa, aproximadamente, 70,3 milhas e é por isso que a prova é conhecida por Ironman 70.3.

A prova chega agora pela primeira vez a Portugal e está marcada para 3 de setembro, domingo, e espera-se a presença de mais de 2000 participantes, sendo que neste momento já estão inscritos representantes de 48 nacionalidades. Mais, a organização avança que Portugal é o País com mais atletas inscritos seguido do Reino Unido e Espanha. O participante mais novo tem 18 anos e o mais velho, 78, e é Russo. E a maioria dos participantes (83 por cento) são homens.

A prova é composta por uma parte de natação, de 1900 metros, que decorre na Marina de Cascais. Já os 90,1 quilómetros de ciclismo acontecem entre a Avenida Marginal, sendo que os atletas entram no Autódromo do Estoril e passam no deslumbrante cenário florestal de Sintra, regressando a Cascais pela estrada do Guincho. Já a corrida, de 21,1 quilómetros tem partida marcada na Marina, e o percurso segue pelo Paredão até São Pedro do Estoril.

A organização estima que no concelho de Cascais haverá um impacto financeiro de seis milhões de euros. Isto pensando que “em média, por cada participante no evento, há dois acompanhantes que pernoitam três a quatro noites e que tendencialmente regressam mais tarde ao local da prova com fins turísticos”, refere Jorge Pereira diretor da empresa organizadora, a 3 Iron Sports.

Esta prova vai ter bastante impacto a nível mundial uma vez que, além de ser a primeira em Portugal, vai dar 50 acessos diretos para a participação no IronMan 70.3 World Championship, em 2018.

As inscrições podem ser feitas online. Até 10 de junho custa 250€ e após essa data o preço sobe para 275€, por participante.