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Ginásios e outdoor

Há uma posição de ioga (básica) que ajuda a ter abdominais definidos

É tão simples que até parece mentira. A sugestão da influencer Xuan Lan tornou-se viral.
Pode fazer ao ar livre, no ginásio ou em casa.

O ioga é uma modalidade relaxante que estimula a flexibilidade, ajuda a corrigir a postura, a combater a depressão e até pode ser útil no processo de perda de peso. Mas há mais uma vantagem da qual pouca gente se lembra: é uma ótima aliada na definição corporal, nomeadamente da zona abdominal.

Xuan Lan, uma influencer vietnamita com mais de 151 mil seguidores, utiliza uma postura de ioga específica há quase 20 anos para manter um six pack perfeito. É possível que já esteja a imaginar uma posição super complicada, mas é tão simples que até parece mentira.

Segundo a também especialista em ioga, autora dos livros “My Yoga” e “Yoga Diary for My Wellbeing”, trata-se de uma postura que, além de ajudar a ter abdominais fortes, acaba com as dores nas costas.

“A prática de todos os asanas numa sessão (juntamente com a respiração e a meditação) fortalece o corpo, tonifica os músculos, desenvolve a consciência corporal, alivia dores nas costas, melhora o equilíbrio e acalma a mente, entre outros efeitos positivos”, revela nas redes sociais.

De que movimento estamos, então, a falar? Da postura do barco (ou naukasana). É simples: senta-se no chão (em cima de um tapete de ginástica) com as pernas dobradas. Inspira e levanta os pés do chão, encontrando um ponto de equilíbrio nos glúteos. Ao expirar deve esticar os braços para a frente paralelamente ao chão.

É apenas isto.

Mas, atenção: não dobre as costas e, se possível, estique as pernas sem alterar a posição das costas. Sabemos que pode custar inicialmente, mas com o tempo vai tornar-se cada vez mais fácil. 

Em junho de 2017, a NiT falou de uma outra tendência de ioga para tonificar os abdominais. Chama-se nauli e é “uma forma de limpar o corpo por fora e por dentro”, segundo os seus fãs. 

Basicamente, é o isolamento do músculo reto do abdómen. “Pressionam-se os órgãos internos contra a coluna vertebral e eleva-se ao máximo o diafragma, ao mesmo tempo em que se adiciona um movimento ondulatório da musculatura central do ventre”, explicou na altura à NiT Susana Vie, instrutora de ioga.

Pode não acreditar, mas é muito mais fácil do que parece. Ainda assim, deve fazer o exercício sempre com os pulmões vazios e “é preciso ter uma excelente consciência corporal e paciência”. 

Antes de tentar realizar o nauli, é importante saber fazer a técnica preparatória — uddiyana bhanda. Neste exercício, o abdómen fica totalmente recolhido para cima e contra a coluna. Ou seja, “a caixa toráxica abre e as costelas ficam salientadas”.

Não se esqueça que, enquanto recolhe o abdómen, não pode ter ar nos pulmões. Se não conseguir, vai ter mesmo de pedir ajuda a um instrutor.

Se é daquelas pessoas que já tentaram de tudo para terem os abdominais perfeitos e não conseguem, tem aqui mais uma oportunidade. Segundo a especialista, o nauli ajuda a fortalecer os músculos abdominais e a reduzir bastante o perímetro abdominal. Mais: promove a limpeza dos intestinos e dos órgãos internos, através de uma espécie de massagem.

“Este exercício também melhora o funcionamento do sistema digestivo e deixa uma sensação agradável e de conforto na zona trabalhada.”

No fundo, são técnicas de purificação do ioga antigo e, de acordo com Susana Vie, a verdadeira arte de limpar o corpo por fora e por dentro. “De nada adianta limpar a parte de fora do corpo se a parte interna estiver obstruída e a funcionar mal.”

Se o seu objetivo for emagrecer, saiba que também existem várias posturas de ioga que podem ajudar nesse objetivo. Carregue na galeria para saber quais são e como se fazem.