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Há uma coisa simples que pode fazer no agachamento para ter mais resultados

A sugestão de Alexia Clark, uma guru do fitness nas redes sociais, permite trabalhar glúteos mas também as pernas.
Experimente fazer este exercício.

Se tivéssemos de atribuir o título de exercício mais popular do mundo, essa distinção iria para o agachamento. Tanto os homens como as mulheres — mas sobretudo as mulheres — incluem este movimento no plano de treino. A razão é simples: ele é conhecido por ajudar a ter glúteos firmes. Contudo, pelos vistos, pode ter mais utilidades.

Alexia Clark, uma modelo e personal trainer famosa nas redes sociais, sugeriu uma variação de agachamento que também permite ter pernas mais bonitas e tonificadas. Mas já lá vamos.

É importante relembrar no que consiste o exercício base. Trata-se de um movimento funcional que usa apenas o peso do próprio corpo e que pode ser (quase) sempre realizado em qualquer lado — em casa, na praia ou no jardim.

Na teoria, basicamente, simula-se o ato de sentar. Na prática, durante este movimento, as costas devem estar direitas e os joelhos não devem ultrapassar as pontas dos pés, nem para dentro. Porém, se for um agachamento completo não terá problema passar as pontas dos pés, isso até ajuda a ter equilíbrio. Nos dois casos, o abdominal deve estar contraído. É importante ter em conta estes elementos para não haver lesões.

Apesar dos benefícios do exercício, muita gente queixa-se do facto de o corpo parar de reagir ao agachamento algum tempo depois. Ou seja, deixa de revelar resultados e estagna, fazendo com que o músculo não evolua mais.

Neste caso, o truque está em realizar variações de agachamentos, como a saltar, embora os agachamentos completos sejam aqueles que provocam maiores resultados. Desta forma, os músculos vão sentir novos estímulos. Já a estrela americana, que tem quase dois milhões de seguidores no Instagram, sugere acrescentar um acessório de treino e dar passos laterais.

A PT de 29 anos recomenda a execução do exercício com a utilização de uma fita (ou banda) elástica. É um elástico concebido para o treino que se coloca à volta das pernas e que torna os movimentos mais intensos.

“Este acessório reforça os músculos e também é muito útil para alongamentos”, conta à NiT o PT Tiago Silva. Além disso, ao contrário dos halteres, oferece uma resistência variável e progressiva. Permite trabalhar a força, a velocidade e a potência, sem sobrecargas para as articulações. Pode encontrar o equipamento à venda nas lojas Decathlon a partir de 6€.

A recomendação é realizar o exercício durante 40 segundos, descansar 20, e repetir. Mas Alexia Clark reforça que “quantidade não é qualidade”, pelo que deve fazer o número de repetições que o fizer sentir bem.

Tal como mostra num vídeo na conta de Instagram, só tem realizar o agachamento com passos laterais. Resultado: consegue tonificar glúteos e pernas ao mesmo tempo.

Carregue na galeria para descobrir outras variações de agachamentos que pode incluir no treino.