Ginásios e outdoor

Há uma caminhada na Lagoa de Óbidos para ver a próxima chuva de estrelas

Está marcada para 13 agosto, uma quinta-feira. As inscrições estão abertas.
Promete ser incrível.

Vem aí uma chuva de estrelas e há várias caminhadas para assistir ao fenómeno de forma diferente. Além do Cabo Espichel, em Sesimbra, e dos Passadiços do Tejo, a Green Trekker está a organizar um percurso na Lagoa de Óbidos. Acontece a 13 de agosto, uma quinta-feira.

“Desafiamo-lo para observar um dos fenómenos astronómicos mais espectaculares deste verão – uma chuva de meteoros das Perseidas”, convida a organização, acrescentando que a caminhada acontecerá através do mais extenso sistema lagunar da costa portuguesa, “sob um céu riscado pela passagem de cerca de 100 meteoros por hora”. 

O ponto de encontro está marcado em frente do Restaurante Rio Cortiço Lagoa, Bom Sucesso, em Óbidos, pelas 20h30. A partir daí, os participantes caminham em direção ao oceano, até junto da falésia Rocha do Gronho, onde terão acesso a uma vista incrível para a costa que se estende entre Peniche e a Nazaré.

O grupo continua, sempre com a Lagoa de Óbidos como cenário, passando pela Poça da Ferraria, a Praia do Bom Sucesso e a ecopista na margem esquerda. “O regresso ao ponto de encontro será feito através de algumas manchas de pinhal da zona, com passagem pela pitoresca aldeia da Lapinha e pelos vários ancoradouros que servem de abrigo aos últimos pescadores da lagoa”, pode ler-se na descrição. Acaba pela meia-noite.

No total, percorre dez quilómetros em cerca de três horas e meia. É um percurso de dificuldade moderada, pelo que é acessível a todos aqueles que tenham boa saúde física e estejam habituados a caminhar. 

A Green Trekker, que é uma empresa com selo Safe & Clean, aconselha o uso de roupa e calçado apropriado para a caminhada. Deve também levar água (pelo menos 1,5 litros), lanche, repelente de insetos, lanterna ou frontal, e um kit de proteção individual composto por máscara (o uso não é obrigatório ao ar livre mas a organização aconselha que leve) e álcool gel. 

As inscrições estão a decorrer online e custam 10€ por pessoa. Inclui o acompanhamento do guia no terreno e os seguros necessários (de acidentes pessoais e responsabilidade civil). O limite de idade mínimo para participar é de dez anos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT