NiTfm live

Ginásios e outdoor

Há um novo ginásio ao ar livre em Cascais (e é grátis)

O espaço tem vista para o mar e está equipado com máquinas para todo o tipo de treinos.
Já não tem desculpas para não treinar.

Atenção, Cascais: há um novo espaço desportivo ao ar livre criado a pensar em toda a família. Fica no Forte de Santo António da Barra, S. João do Estoril, e junta-se, assim, aos já 50 deste género na zona. Foi inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, a 20 de junho.

“Muitos dos desportistas desta população têm optado pelo espaço público para fazerem os seus treinos. Por isso, a autarquia tem vindo a dotar o concelho com materiais e circuitos de manutenção, apostando em equipamentos de qualidade e modernos”, diz à NiT Pedro Branco, assessor do gabinete do vereador Nuno Piteira Lopes.

No dia da inauguração do espaço.

Porquê o Forte de Santo António da Barra e não outro? Porque tem vista direta não só para o mar, como para a Baía de Cascais. Anteriormente, o local pertencia ao Estado e esteve vários anos ao abandono. Foi há pouco mais de um ano que foi concedido à autarquia. Agora, além de treinar nos aparelhos de ginásio, pode fazer ioga ou apenas passear num espaço agradável.

Mas vamos ao que interessa: o ginásio está preparado para um plano de treino completo. Uma das novidades é a bicicleta com sistema de Bluetooth, que se conecta diretamente a uma aplicação no tablet ou smartphone e que permite partilhar as informações do treino com um amigo (independentemente da localização). Isto é possível através da partilha de percurso e intensidade. Também não faltam equipamentos para trabalhar zona abdominal, braços e tronco. No fundo, qualquer grupo muscular.

O acesso é livre e totalmente grátis — apenas são exigidas as regras básicas de civismo para preservar as boas condições do local. O responsável pela comunicação garante que é “super moderno e com excelentes condições”.

Consegue ver o mar enquanto treina.

O novo spot de Cascais está aberto de acordo com o horário do forte (segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas e ao fim de semana das 9 às 16 horas). No entanto, o objetivo é que num futuro próximo esteja disponível num horário próprio.

Existem outras opções de treino ao ar livre na zona. Um exemplo disso são as máquinas espalhadas ao longo do Paredão que liga Cascais ao Estoril ou o ginásio outdoor da Guia.

Além deste novo ginásio, houve outra inauguração no mesmo dia. É um espaço de desenvolvimento infantil em frente do Carcavelos Surf Center, na Praia de Carcavelos, que fica entre a Parede e Santo Amaro de Oeiras. 

Pedro Branco explica à NiT que se trata de um projeto “100 por cento ecológico e feito com materiais amigos do ambiente”, tendo como objetivo ajudar os miúdos a desenvolverem-se enquanto brincam. Tem uma zona de slide com 30 metros, um barco de piratas com escorregas e cordas e outros aparelhos de exercício infantil. Este equipamento destina-se a miúdos entre os três e os 12 anos.

Um parque com vista para o mar.