Ginásios e outdoor

Este exercício de ioga é a nova tendência para tonificar os abdominais

Chama-se nauli e é “uma forma de limpar o corpo por fora e por dentro”. A instrutora de ioga Susana Vie explica-lhe tudo.

O exercício pode ser feito desde iniciantes a praticantes com mais experiência

Todos os dias surgem novas tendências fit de alimentação, como o famoso iogurte Skyr ou o superalimento farelo de arroz. Agora, chegou a vez de uma moda nova para o desporto. Há um exercício de ioga que está a invadir milhares de contas de Instagram: chama-se nauli e é “uma forma de limpar o corpo por fora e por dentro”, segundo os seus fãs. Como bónus, ele ainda tonifica os abdominais.

Mas, afinal, que raio de foto é esta? Basicamente, é o isolamento do músculo reto do abdómen. “Pressionam-se os órgãos internos contra a coluna vertebral e eleva-se ao máximo o diafragma, ao mesmo tempo em que se adiciona um movimento ondulatório da musculatura central do ventre”, explica à NiT Susana Vie, instrutora de ioga.

Pode não acreditar, mas é muito mais fácil do que parece. Ainda assim, deve fazer o exercício sempre com os pulmões vazios e “é preciso ter uma excelente consciência corporal e paciência”. 

Antes de tentar realizar o nauli, é importante saber fazer a técnica preparatória — uddiyana bhanda. Neste exercício, o abdómen fica totalmente recolhido para cima e contra a coluna. Ou seja, “a caixa toráxica abre e as costelas ficam salientadas”.

Se é daquelas pessoas que já tentaram de tudo para terem os abdominais perfeitos e não conseguem, tem aqui mais uma oportunidade. Segundo a especialista, o nauli ajuda a fortalecer os músculos abdominais e a reduzir bastante o perímetro abdominal. Mais: promove a limpeza dos intestinos e dos órgãos internos, através de uma espécie de massagem.

“Este exercício também melhora o funcionamento do sistema digestivo e deixa uma sensação agradável e de conforto na zona trabalhada.”

No fundo, são técnicas de purificação do ioga antigo e, de acordo com Susana Vie, a verdadeira arte de limpar o corpo por fora e por dentro. “De nada adianta limpar a parte de fora do corpo se a parte interna estiver obstruída e a funcionar mal.”

O exercício não é perigoso e pode ser praticado por iniciantes ou pessoas mais experientes, com exceção do período de gravidez.

Se nunca fez ioga ou começou há pouco tempo, a NiT deixa-lhe algumas dicas para conseguir fazer este famoso nauli. Incline o tronco para a frente, coloque os joelhos fletidos e apoie as palmas das mãos nas coxas com força — a pressão das mãos sobre as coxas facilita o isolamento e a movimentação da musculatura abdominal.

Não se esqueça que, enquanto recolhe o abdómen, não pode ter ar nos pulmões. Se não conseguir, vai ter mesmo de pedir ajuda a um instrutor.

 

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo