NiTfm live

Ginásios e outdoor

Este homem atravessou os EUA a correr vestido como o Forrest Gump

Rob Pope participou na Meia Maratona de Paris no último fim de semana. É um dos corredores mais famosos do mundo.
É exatamente igual a Tom Hanks no filme.

A Meia Maratona de Paris, que aconteceu em França no último domingo, 10 de março, teve um convidado especial: Rob Pope. Ou será que devemos dizer Forrest Gump? É que o britânico, natural de Liverpool, costuma correr vestido como o personagem de Tom Hanks, no filme realizado por Robert Zemeckis em 1994.

“Forrest Gump” conta a história de um americano pouco inteligente cuja vida se cruza com vários acontecimentos históricos da segunda metade do século XX nos EUA. Entre outras coisas, ele luta na guerra do Vietname, funda uma empresa de sucesso de pesca de camarão, inspira John Lennon para escrever uma música e atravessa os EUA a correr. 

Em 2016, quando tinha 38 anos — a mesma idade do ator na altura em que interpretou o personagem —, Rob inspirou-se neste personagem quando decidiu que tinha de mudar de vida. 

“Estava sentado em casa a pensar no que podia fazer para manter-me ocupado. Há cerca de 300 pessoas que correram pela América, mas ninguém fez a corrida Forrest, então pensei: ‘É possível? Vamos descobrir”, contou numa entrevista à revista americana “Runners World“.

O facto de a mãe, que entretanto morreu, lhe ter pedido para “fazer algo que fizesse diferença no mundo” também pesou na decisão.

Rob recriou todo o percurso feito por Forrest Gump nos Estados Unidos. Por outras palavras, 15.348 milhas, o equivalente a 590 maratonas. Tudo começou em Mobile, Alabama, a 16 de setembro de 2016.

No total, o desafio foi feito em 409 dias, enquanto angariava fundos para duas organizações de solidariedade: o World Wildlife Fund e a Peace Direct Charities. O atleta percorreu, em média, 59 quilómetros por dia e arrecadou cerca de 37 mil euros nesse período.

Pelo caminho, já no final do desafio, fez algumas pausas e viajou até Inglaterra para visitar a namorada, que estava grávida. A filha, Bee Catherine, nasceu em março de 2018.

Rob deixou também crescer o cabelo e a barba e comprou roupa igual à que Forrest Gump usou nesta história que venceu seis Óscares, incluindo o de Melhor Ator e Melhor Filme, em 1995.

O britânico usa quase sempre um pólo creme, uns calções curtos vermelhos com rebordo branco, meias brancas longas com duas riscas, umas sapatilhas azuis e um chapéu vermelho (já gasto) que tinha estampado “Bubba Gump Shrimp” — o nome da empresa de pesca de camarão onde Forrest Gump trabalhou quando regressou da guerra. 

Rob, à esquerda, e Tom Hanks, à direita.

A Maratona de Londres mudou a sua vida

Quando acabou o desafio Forrest Gump nos Estados Unidos, Rob voltou à sua vida pacata como veterinário. Mas não abandonou a personagem que criou. Aliás, uma das suas maiores vitórias veio depois disso.

A 22 de abril de 2018, um domingo, o atleta participou na Maratona de Londres e bateu o recorde mundial do Guinness (masculino) para a maratona com o registo mais rápido de sempre de uma pessoa vestida igual à personagem de um filme. Os 42 quilómetros foram percorridos em duas horas, 36 minutos e 28 segundos. Pope terminou a corrida em 82.º lugar.

Na altura, o jornal britânico “The Independent” referiu que, depois dos seus feitos, correr a prova de Londres “deverá ter sido como dar uma volta no parque”.

O maratonista promete continuar a bater recordes e atualiza todos os seus números através do site pessoal “Going The Distance Run“, bem como na sua conta de Instagram oficial.

Por agora, continua a ser “veterinário de emergências à noite e corredor durante o dia”, como diz na sua página.

Pope tem 40 anos.