NiTfm live

Ginásios e outdoor

Estão a chegar dois dias de caminhadas pelos passadiços da ria de Aveiro

Ao longo do fim de semana de 21 e 22 de setembro, vai percorrer 25 quilómetros por paisagens incríveis.
Foto do blogue "Alma de Viajante" (https://www.almadeviajante.com/).

Decore estas datas: 21 e 22 de setembro, sábado e domingo. O desafio para estes dois dias é calçar as suas sapatilhas mais confortáveis para participar num evento de dois dias com caminhadas pela zona de Aveiro. A atividade, organizada pela Caminhando, começa um passeio pelos passadiços da ria, que percorre Mataduços, Póvoa do Paço e Vilarinho. 

Esta caminhada vai ser o sonho de quem gosta de birdwatching, uma vez que a ria abriga mais de 20 mil aves migratórias, como flamingos, águias pesqueiras e garças-brancas-pequenas. No sábado, começa às 10h30 e tem a duração total de três horas e meia — são, ao todo, 12 quilómetros. O almoço funciona em forma de pic nic e fica à responsabilidade de cada participante.

Às 14h45, começa o passeio de barca na ria pela rota dos Bacalhoeiros, feito numa embarcação típica de Aveiro. Aqui, o programa conta com uma passagem pelo Forte da Barra, o Navio Museu Santo André, o Jardim Oudinot, a Base Aérea de São Jacinto e o Farol da Barra. Às 16 horas há uma visita guiada a uma marinha de sal, seguida de um passeio na cidade (17h30) e um jantar num restaurante típico (20h30).

A 22 de setembro (domingo) chega a vez da caminhada por Pateira de Fermentelos, que começa às 9h30 e percorre 13 quilómetros. Esta atividade terá a duração de 13 horas e 30 minutos e conta com um almoço e uma visita guiada ao Aliança Underground Museum (que inclui uma flute de espumante Aliança), em Sangalhos. Pelo caminho terá a oportunidade de ver uma enorme variedade de peixes e aves.

O ponto de encontro é no Terminal Rodoviário junto à Estação do Oriente, em Lisboa. A partida, de autocarro, está marcada para as sete horas de 21 de setembro. O regresso será pelas 20 horas do dia 22.

O valor da inscrição — feita através do site da Caminhando — pode ser de 185€ por pessoa (em quarto duplo) ou 205€ (em quarto individual). Ambos os valores incluem o transporte, o alojamento, três refeições, o passeio de barco, as visitas, o guia e os seguros. 

É este o barco do passeio.

(Foto de destaque: blogue Alma de Viajante).