NiTfm live

Ginásios e outdoor

Esta mulher perdeu 20 quilos e mudou de vida com a ajuda de uma aplicação

Natalie Swenson tinha excesso de peso e estava a ultrapassar uma depressão pós-parto. A NiT conta-lhe a história.
Tem 27 anos e muita força de vontade.

A aplicação criada pela musa do fitness Kayla Itsines, Sweat, é a app de treino mais descarregada em todo o mundo, com mais de cinco milhões de downloads. São muitos os testemunhos onde se lê que este programa foi uma grande ajuda, tanto para atingir a forma física de sonho como para perder o excesso de peso. Para Natalie Swenson foi mais do que isso: deu-lhe uma nova força de viver.

A americana de 27 anos, natural de Utah, nunca teve muito interesse na prática de exercício físico. Foi apenas após o nascimento da filha que a especialista em cosméticos decidiu dar-lhe uma oportunidade. Depois de ver várias transformações no Instagram, decidiu descarregar o programa de exercícios Bikini Body Guide (BBG) — também de Kayla. Nesta altura estávamos em 2015.

“No início, foi definitivamente uma luta — eu não conseguia fazer nem uma flexão. E fiquei tão dorida depois de treinar que mal conseguia andar”, conta numa entrevista recente à revista americana “Cosmopolitan”.

Natalie fazia circuitos de 30 minutos que trabalhavam o corpo inteiro, sempre com a bebé, ainda recém-nascida, por perto. Em vez de se concentrar naquilo que não conseguia fazer, tentou realizar todos os desafios diários ao seu ritmo.

Em 2016, definiu como meta fazer um treino de BBG seis dias por semana, realizando 12 semanas do programa. À mesma publicação diz que ficou viciada naquela dinâmica e que “não podia acreditar no quão confiante” se sentia.

View this post on Instagram

Consistency is the key to change 🧡

A post shared by N A T A L I E S W E N S O N (@actively.natalie) on

No final desse ano, quando tudo estava a correr e a americana começava a notar diferenças no peso e no corpo, descobriu que estava grávida do segundo filho. Continuou a seguir uma uma rotina de treino mas menos intensa — com a aprovação do seu médico. Porém, as coisas não correram como esperado.

Durante a gravidez, o seu marido, Dave Swenson, ficou desempregado e um familiar muito próximo morreu. Tudo isto, combinado com a insegurança do seu corpo, levou a uma depressão pós-parto.

Foi o exercício que a ajudou a superar aquela fase. Ela disse para si mesma que tinha de praticar algum tipo de atividade todos os dias — e que isso não era negociável. Normalmente, isso significava dar uma longa caminhada em vez de um treino de BBG.

“Era a minha única saída quando precisava de um momento para processar as minhas emoções. O exercício foi realmente um salva-vidas para mim.”

Em outubro de 2017, descarregou outra aplicação de Kayla que a ajudou a perder cerca de 20 quilos. Estamos a falar do Sweat (de download gratuito mas com pagamento para uso contínuo) que contém treinos diários de 28 dias que podem ser feitos em casa ou nos ginásios. Há circuitos direcionados para quem quer perder peso mas também para quem quer tonificar ou apenas manter a boa forma. Natalie treinava seis dias por semana, durante 30 minutos, e continua a fazê-lo até hoje.