NiTfm live

Ginásios e outdoor

Uma caminhada que vai à descoberta de duas cascatas incríveis em Sintra

O percurso está programado para 9 de fevereiro. As inscrições já estão a decorrer.
Isto promete.

Marque esta data na agenda 9 de fevereiro, um sábado. Segundo passo: inscrever-se numa caminhada incrível. É que a Green Trekker está a organizar um percurso à descoberta de duas cascatas de Sintra para esse dia.

Só tem de aparecer junto dos Bombeiros Voluntários de Montelavar, no concelho de Sintra, às 10 horas. A partir daquele ponto, o grupo segue em direção à Cascata da Bajouca, em Fervença. Os participantes continuam pelo Vale da Ribeira da Cabrela e passam para a outra margem, utilizando uma ponte romana (ou descalços pela água, se preferirem).

Feitos alguns quilómetros, encontram as Cascatas do Mourão, também conhecidas como Cascatas de Anços. O regresso acontece pela aldeia de Anços, onde são atravessados campos de cultivo para chegar ao ponto inicial, pelas 16h30.

No total, o grupo faz 18,5 quilómetros em cerca de seis horas e meia. Como se trata de um percurso exigente, com “desníveis acentuados e terreno mais difícil”, só deve participar quem está em boa forma física.

A organização recomenda o uso de roupa e calçado confortável e adequado às condições meteorológicas, bem como chapéu. Deve levar, ainda, água (pelo menos dois litros) e lanches. Se tiver uma caneca, tem direito a chá e bolachas para acompanhar.

A inscrição custa 10€ por pessoa e é feita online. O preço inclui o acompanhamento do guia José Carlos Mogas e os seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. Mas há uma idade mínima de participação: 14 anos.