NiTfm live

Ginásios e outdoor

Esta caminhada leva-o até uma praia jurássica portuguesa

Está marcada para 10 de março, um domingo. As inscrições já estão abertas.
Combine com um grupo de amigos e aventure-se.

Preparado para cruzar-se com fósseis raros e peculiares? Boa, mas primeiro tem de caminhar vários quilómetros. É esta a proposta da Green Trekker para a manhã de 10 de março, um domingo.

O ponto de encontro é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Chão de Pias, Porto de Mós, às 10 horas. A partir dali, o grupo começa a subir em direção aos moinhos de vento. Depois, desce até ao topo da Fórnea, um anfiteatro natural escavado em rochas carbonatadas. Pelo meio, os participantes vão passar por gado que pasta livremente e vistas incríveis sobre a Depressão de Alvados.

É incrível.

Este percurso, pela Serra de Aire e Candeeiros, acaba pelas 15 horas na Jazida do Cabeço da Ladeira, onde numa antiga pedreira foram descobertos vestígios de uma praia com 170 milhões de anos. É ali que vai ver os fósseis raros.

No total, percorre 12 quilómetros em cerca de cinco horas. Para que tudo corra bem, a organização recomenda o uso de roupa e calçado confortáveis e adequados às condições meteorológicas. Não se esqueça de levar água (pelo menos 1,5 litros), comida e uma caneca (a organização dá o chá).

A inscrição custa 10€ por pessoa e é feita online. Este preço inclui o guia no terreno João Pereira e os seguros de acidentes pessoais e de responsabilidade civil. Os participantes devem ter mais de 11 anos.