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Ginásios e outdoor

Dar coices é o método viral do momento para ter glúteos firmes

Não estamos a brincar, é mesmo este o exercício. E pode fazer maravilhas.
Pode ser uma bela ajuda.

Toda a gente sabe que o exercício físico é um ótimo remédio para o humor mas não só — para a confiança também. Quando os resultados começam a ser visíveis, parece que até nos sentimos mais felizes. No entanto, existem zonas mais difíceis de trabalhar do que outras, como é o caso dos glúteos.

As mulheres têm mais tendência a acumular gordura nesta parte do corpo por causa de questões genéticas. No caso dos homens, é mais frequente isto acontecer na zona abdominal.

Mas vamos falar do problema feminino. Embora existam vários exercícios para alcançar glúteos mais firmes, como é o caso do conhecido agachamento, há um movimento específico que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos meses — chama-se pontapé de burro (ou coice).

O exercício não é novo mas está cada vez mais presente no mundo fit, seja em contas de Instagram de celebridades e de treino ou na imprensa internacional relacionada com o bem-estar. A revista “Glamour”, por exemplo, revela que este movimento faz parte de um recente e popular programa de treino espanhol: o Boot Shape Movement.

Estamos a falar de uma aula de 50 minutos em que é possível queimar entre 500 e 800 calorias. A sessão consiste numa coreografia — sim, estamos mesmo a falar de dança — que integra exercícios de tonificação para glúteos, embora acabe por trabalhar outras partes do corpo como pernas, braços, costas e abdominal. E, adivinhe: o pontapé de burro é um os dos seis movimentos usados na aula.

Apesar de a aula ainda não ter chegado a Portugal, a verdade é que qualquer pessoa pode fazê-la em casa. A criadora da modalidade, Erika Sanz, criou um site onde divulga todos os passos e benefícios do Booty Shape Movement.

A NiT ensina-o a fazer um deles, o tal coice, que está a tornar-se viral nas redes sociais. Deve estar com os quatro apoios no chão e manter as costas direitas, sendo que o pescoço deve estar alinhado. Ou seja, não deve olhar para cima. Em seguida, levanta a perna, como se estivesse a dar um pontapé para trás, com o joelho dobrado, tal como mostra o lado direito do vídeo acima.

Atenção: o movimento deve ser feito lentamente e de forma controlada. Não se esqueça também de manter o abdominal contraído.

Erika Sanz, a criadora do Booty Shape Movement.

“Além de tonificar o rabo, vai conseguir trabalhar a parte inferior da lombar. E há mais benefícios: a carga nos quadríceps é menor, pelo que é perfeito para quem não quer ganhar músculo nessa zona”, garante à NiT o PT Tiago Silva.

A sugestão é realizar duas séries de dez repetições. Nos treinos seguintes pode ir aumentando o número. No entanto, é importante que este exercício faça parte de uma rotina de treino variada.

Se tem uma rotina de treino variada, aposta em exercícios fortes para trabalhar esta zona do corpo e, mesmo assim, não consegue resultados, talvez esteja a cometer pequenos erros durante as sessões no ginásio. Carregue na galeria para descobrir o que pode estar a fazer mal.