NiTfm live

Ginásios e outdoor

KO COMBAT: a modalidade com sacos de boxe com sensores chegou a Portugal

O treino, que combina artes marciais e exercício localizado, permite medir a intensidade e rapidez dos golpes.
É o primeiro espaço na Europa com este tipo de tecnologia.

O Clube VII, health club que fica no Parque Eduardo VII, em Lisboa, tem um novo inquilino: o BE THE KO, o primeiro ginásio em Portugal especializado em Fitboxing — um conceito de boutique inserido num clube. A ideia foi de Mauro Frota, 41 anos, um praticante de artes marciais e profissional de fitness que sonhava aliar os benefícios da prática de uma modalidade de luta a um treino que estivesse disponível para qualquer pessoa.

“Nos últimos quatro anos olhei para este conceito de boutique, que é o segmento que mais cresce nos Estados Unidos, e tentei criar algo único para trazer para Portugal. Não queria copiar nada”, conta à NiT o licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, em Lisboa.

Mauro foi a vários ginásios procurar as falhas de cada um. A principal era a falta de tecnologia.

“Há três anos sonhei com a que estamos a usar agora. Por isso, acordei e fui logo pesquisar. No entanto, não encontrei nada. Algum tempo depois descobri uma empresa que ainda estava a desenvolver este tipo de tecnologia. Tornei-me advisor da Impact Wrap e criamos sacos de boxe com sensores. O BE THE KO foi o primeiro ginásio na Europa a ter esta tecnologia.”

O espaço, a funcionar oficialmente desde o início deste ano, desenvolve o treino de KO COMBAT, que promete uma experiência completa onde todos os pormenores importam: exercícios, música, iluminação e coaching.

A atriz Cláudia Vieira faz este treino.

O treino utiliza os métodos HIIT (High Intensity Interval Training), HIIRT (High Intensity Interval Resistance Training) e MetCon (Metabolic Conditioning).

“Todos eles são comprovadamente uma forma superior de melhorar a condição física num menor intervalo de tempo”, explica à NiT Mauro Frota.

Para isso, os treinos são divididos em rounds alternados de cardio e força. Nos primeiros, o trabalho é feito no saco de boxe e inclui técnicas de boxe, kickboxing, muay thai e ainda speed & power shots. Nos de força, os exercícios são realizados através de vários equipamentos, como halteres, kettlebells, slam balls e elásticos. Cada round tem a duração de quatro minutos. Já a recuperação (ou troca de round) dura apenas um minuto.

localização, contactos e horários

morada
  • BE THE KO [ver mapa]
    Clube VII - Parque Eduardo VII
    1070-099 Lisboa
    localização
    Lisboa
site e redes sociais