NiTfm live

Ginásios e outdoor

Acabaram as dúvidas: estudo revela qual é a melhor hora do dia para treinar

Segundo a Universidade de Southern Mississipi, nos Estados Unidos, os treinos ao fim da tarde aceleram o metabolismo.
Vai querer saber isto.

Se nunca consegue decidir a que hora do dia prefere ir ao ginásio, há um estudo da Universidade de Southern Mississipi, nos Estados Unidos, publicado em agosto, que pode ajudar. Segundo a equipa de cientistas, a melhor altura para ganhar massa muscular é ao fim da tarde, mais precisamente às 18 horas.

Como explica a revista norte-americana “Harper’s Bazaar”, a pesquisa observou jovens atletas que fizeram treinos de força em diferentes alturas do dia e registou os resultados. Apesar de todos demonstrarem melhorias no que diz respeito à percentagem de massa muscular, aqueles que treinaram às seis da tarde ganharam mais músculo comparativamente com o grupo que treinou de manhã. Além disso, o grupo da tarde manteve-se ligeiramente mais magro do que o grupo da manhã.

Estes resultados alinham-se com a biologia humana, já que o metabolismo tem tendência a tornar-se mais lento à medida que o dia avança. Fazer exercício ao fim do dia é uma boa forma de torná-lo mais rápido, fazendo com que se queime mais calorias ao longo do dia. 

A revista indica, ainda, que há outros estudos que apontam os treinos noturnos como uma boa forma de combater o stress e melhorar o sono, dois fatores que são importantes na perda de peso.

Ainda assim, o mais importante é que continue a treinar. Mesmo que não tenha disponibilidade para o fazer ao fim do dia, o exercício é sempre benéfico para a sua saúde física e mental, independentemente da hora do dia.