NiTfm live

Ginásios e outdoor

A famosa app de treino grátis que vai ajudá-lo a manter a forma na quarentena

A Adidas Training vai permitir que faça exercício sem sair de casa. Bónus: está a oferecer o plano premium durante três meses.
Não há desculpas.

Se já começa a ter saudades do ginásio e a sentir os efeitos da quarentena na balança, talvez esteja na altura de criar uma rotina de treinos que se adequa à nova realidade que vivemos. Com o País sob estado de emergência, é incerto quando poderemos voltar a visitar os espaços que, até agora, nos ajudaram a manter em forma. Porém, é mesmo importante continuar a mexer o corpo para não perder todo o trabalho conquistado — e ter também a mente saudável e ocupada.

Há vários personal trainers que disponibilizam treinos online gratuitos para ajudar toda a gente a ficar em forma em casa, mas também não faltam outras alternativas fiáveis, com muita variedade e exercícios dinâmicos, que ajudam a variar. Um bom exemplo disso é a aplicação da Adidas (disponível gratuitamente para iOS e Android), que é uma das mais populares neste segmento.

Chama-se Adidas Training e é super completa: pode escolher se quer conseguir uma barriga lisa, por exemplo, ou treinar para uma competição. Além disso, neste momento, o plano premium está a ser oferecido gratuitamente durante três meses.

Quando se regista pode escolher o nível de dificuldade dos exercícios, desde muito fácil a fácil, passando por moderado e terminando no modo difícil.

Cada circuito de treino é composto por aquecimento, exercícios e alongamentos, além de zonas do corpo, intensidade e se estão ou não aptos para serem feitos em casa. No ecrã, surge um pequeno vídeo que demonstra como se faz cada movimento, quantas repetições deve fazer e a duração.

No entanto, se não lhe apetecer estar sempre a olhar para o ecrã, há ainda uma voz que avisa à medida que tem de se preparar para começar o próximo movimento, para que tenha tempo de preparar-se e mudar de posição.

Além de exercício físico, a app da Adidas junta várias dicas de especialistas que ajudam os utilizadores a seguir um estilo de vida saudável — algo que se torna vital numa altura atípica como aquela que estamos todos a enfrentar. Dicas sobre nutrição, por um lado, mas também de como evitar dores no pescoço ou nas costas, que se tornam ainda mais comuns quando passamos longos períodos de tempo sentados no sofá ou à secretária.

Para um boost de motivação extra, a aplicação reúne ainda vários grupos de utilizadores em desafios que ajudam a fugir da rotina e a cumprir metas todos os dias. Num deles, pode ler-se: “Perante a situação delicada que estamos a viver a nível mundial, é importante mantermo-nos unidos e fortes. Vamos transformar a casa num ginásio para nos continuarmos a mexer. O novo desafio é treinar exclusivamente em casa e motivarmo-nos como grupo.”

Esta característica é especialmente importante para aqueles que têm dificuldade em manter a disciplina diária. No entanto, as funcionalidades da app também permitem criar planos de treino personalizados a todos aqueles que o preferirem — para isso, basta marcar o tempo que quer dedicar ao exercício todos os dias, que zonas do corpo pretende treinar e preparar-se para uma combinação de exercícios dinâmica e feita à medida.

A Adidas Training é uma app muito completa, de fácil utilização e uma aliada de peso para enfrentar da melhor forma o sedentarismo da quarentena. Ainda assim, existem várias outras aplicações gratuitas que o podem ajudar a ficar em forma sem sair de casa.

Carregue na galeria para conhecer algumas destas aplicações.