NiTfm live

Ginásios e outdoor

Sabia que pode gastar até 200 calorias só a varrer o chão?

Pintar a casa só dá trabalho e cozinhar pode ser um verdadeiro sacrifício. Ou será que não?

Sim, esta fotografia está relacionada com uma das sete formas.

Todos os dias subimos escadas, descemos escadas, vamos às compras e ainda limpamos a casa. Ou seja, nunca estamos parados — às vezes, nem para comer. Mas será que isso também conta como exercício? E quantas calorias é que gastamos nessas tarefas (se é que gastamos)? 

O gasto calórico é fundamental para quem quer emagrecer. Boas notícias: isso pode passar por aquelas tarefas chatas que fazemos ao longo do dia, como limpar o carro ou preparar as refeições, de acordo com o PT João Maldonado, da cadeia de ginásios Holmes Place.

Como é que podemos saber quantas calorias gastamos numa determinada atividade? É simples, só tem calcular o Metabolic Equivalent Task (MET) — uma classificação de intensidade de esforço para um adulto saudável.

Tome nota da fórmula mágica (e que vai fazer com que ganhe o dia): Gasto calórico = MET x Peso (quilos) x Duração da atividade (horas).

Já está? Vamos fazer o teste e ver o que um homem de 75 quilos tem de fazer para gastar mais de 100 calorias em atividades de uma hora.

Talvez trabalhar à secretária não seja assim tão mau

“Estou tão farto de estar sentado” e “depois não me apetece nada ir ao ginásio” — já disse estas duas frases num só dia. Descanse, não é o único. Mas prepare-se: uma hora sentado pode significar 112,5 calorias queimadas (1,5 MET).

Tocar um instrumento é cool

Não é a mesma coisa que jogar futebol ou ir nadar, mas uma coisa é certa: também contribui para o gasto calórico. Na verdade, tocar um instrumento musical durante uma hora pode ajudar a queimar 150 calorias (2 MET).

Já pode varrer a casa mais vezes

Não é propriamente um programa muito tentador, mas a verdade é que pode contribuir para queimar algumas calorias e ficar em forma. Com esta atividade, pode perder até 173,5 calorias (2,3 MET).

Cozinhar nunca foi tão bom

Quando estiver naqueles dias em que cozinhar parece uma verdadeira guerra e acaba por ir à cadeia de fast food mais próxima, pense nisto — cozinhar durante uma hora pode queimar 187, 5 calorias (2,5 MET). Sim, leu bem.

Ter relações sexuais também é uma boa opção

Quando não houver tempo para ir ao ginásio, também há opções caseiras que podem gastar tantas ou mais calorias. E ter relações sexuais é uma delas. Aliás, pode gastar até 210 calorias (2,8 MET).

Pintar a casa nunca mais vai ser um sacrifício

Quando a pergunta for “quem é que vai pintar este ano a sala”, é melhor pensar duas vezes antes de se remeter ao silêncio. Porquê? Porque esta tarefa pode queimar 247, calorias (3,3 MET).

Não seja chato, brinque com os mais pequenos lá de casa

Da próxima vez que os miúdos pedirem para brincar aos palhaços, para jogar futebol ou até para marcar presença no chá das cinco, já tem mais um motivo para aceitar: queimar calorias. Segundo o PT, brincar moderadamente pode queimar 262,5 calorias (3,5 MET).