Ginásios e outdoor

6 exercícios de Pilates para esculpir o corpo

Com poucas repetições, pode trabalhar todas as partes do corpo em 45 minutos. A instrutora Susana Vie explica-lhe como.

O Pilates esculpe o corpo de forma impecável.

Preocupa-se com a qualidade do movimento e não com a quantidade de repetições, nem no movimento superficial. Trabalho de dentro para fora, com os músculos profundos e superficiais do corpo. Parece demasiado filosófico? O que importa é que na prática o Pilates, além de relaxar, ajuda a esculpir o corpo.

“Uma das características principais do Pilates, e que o torna eficaz na tonificação muscular, é o número de repetições de cada exercício aliado ao tempo de isometria, a técnica que prevê manter o corpo numa posição fixa por um determinado tempo”, diz à NiT Susana Vie, instrutora de Pilates.

Segundo a especialista, o treino de Pilates é tão preciso e estruturado que é possível trabalhar todas as partes do corpo em 45 minutos. Ao contrário de outros tipos de modalidades, aqui os músculos não são trabalhados isoladamente.

Existem seis exercícios, especificamente, que têm essa função. A NiT vai dizer-lhe quais são, mas antes deve tomar nota de alguns cuidados.

O que deve saber antes de fazer este treino

1. Os exercícios têm apenas entre seis a oito repetições, pelo que fazer o movimento com qualidade é fundamental para obter resultados;

2. Todos os movimentos têm de ser realizados lentamente e de forma controlada. Nunca se deve fazer um exercício demasiado depressa;

3. Os exercícios são executados a partir do centro do corpo — conhecido como “Powerhouse” —, seja no Pilates ou no core. Como é que isso se faz? Assim que começa a posicionar a bacia para o seu alinhamento natural vai sentir (ao rodá-la para a frente) que fez a ativação dos músculos abdominais (do centro de força). São eles os responsáveis pela estabilização do corpo. Essa contração muscular deverá ser mantida durante todo o treino.

Desta forma, uma vez que todos os exercícios têm como objetivo fortalecer o centro do corpo, conseguirá trabalhar as “zonas mais problemáticas, como a barriga, as ancas e as nádegas, que serão fortemente tonificadas”.

Agora sim, carregue na galeria para conhecer os seis exercícios de Pilates que ajudam esculpir o corpo.