Saúde

Estudo revela que preços altos dos produtos de pastelaria diminuem obesidade

As conclusões foram publicadas a 4 de setembro no “British Medical Journal”.
É surpreendente.

No Reino Unido, a obesidade podia ser reduzida em 2,7 pontos percentuais apenas num ano se os preços dos produtos de pastelaria aumentassem 20 por cento. É isto que diz um estudo publicado a 4 de setembro no “British Medical Journal”.

Para  chegar a estas conclusões, foram recolhidos dados de 36324 casas e as suas respetivas despesas de consumo, entre janeiro de 2012 e dezembro de 2013. Os investigadores usaram também indicadores do Inquérito Nacional de Dieta e Nutrição de 2544 adultos.

“O impacto de um aumento de 20 por cento no preço de lanches com alto teor de açúcar na compra de energia (caloria) foi maior em famílias de baixo rendimento classificadas como obesas e menor em famílias de elevado rendimento sem excesso de peso”, lê-se no relatório final.

Os autores relembram que a obesidade é um fator de risco importante em várias situações crónicas, incluindo cardiopatia, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e vários tipos de cancro.

Em 2016, dois mil milhões de adultos no mundo (com 18 anos ou mais) tinham excesso de peso e mais de 650 milhões eram classificados como obesos.

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