NiTfm live

Alimentação Saudável

Este leite creme não tem leite nem glúten, mas é delicioso e faz-se em 10 minutos

A consistência é semelhante ao tradicional e é igualmente saboroso.
Delicioso.

É uma sobremesa disputada por três países. Franceses, espanhóis e ingleses reclamam a origem do leite creme. No entanto, a primeira referência da receita é francesa e encontra-se no livro “Nouveau cuisinier royal et bourgeois”, de François Massialot, publicado em 1691.

Na época, o doce era igual àquele que hoje conhecemos. Além do açúcar que a sobremesa contém, no final é adicionado mais açúcar para queimar, com um ferro quente, para obter uma cobertura dourada e estaladiça.

Fica assim.

É uma sobremesa muito simples mas extremamente requintada, e é deliciosa. O problema é realmente a grande quantidade de açúcar. Ana S. Guerreiro, autora do blogue NiT “Mamã Paleo”, criou uma receita de leite creme saudável e que se faz em dez minutos.

Não tem glúten, nem lacticínios mas a consistência é semelhante e é igualmente saboroso. A autora não coloca nada por cima, mas sugere que se use canela ou que se queime um pouco de açúcar de coco ou xilitol.

Do que precisa

— Um litro de bebida vegetal de amêndoa sem adição de açúcar;
— Seis gemas;
— Duas colheres de sopa rasas de araruta ou de polvilho doce;
— Duas colheres de sopa de açúcar de coco ou de xilitol;
— Um pau de canela;
— Meia vagem de baunilha;
— Uma casca de limão;
— Açúcar de coco para queimar por cima (opcional).

Como se faz

Leve a bebida vegetal ao lume com a casca de limão, a vagem e o pau de canela. Deixe ferver e desligue. Retire a casca, a vagem e o pau de canela e reserve a bebida vegetal.

Misture as gemas muito bem com a araruta e o açúcar de coco. Junte à bebida vegetal e leve ao lume (no mínimo) e vá mexendo sempre, até engrossar e formar um creme.

Distribua o creme por taças individuais e leve ao frigorífico, no mínimo uma hora. Sirva simples ou com canela, ou com um pouco de açúcar de coco queimado com um ferro.

De seguida, carregue na galeria para conhecer sete sobremesas deliciosas até 150 calorias para fazer em casa.