Alimentação Saudável

Barras de amêndoa e sementes para comer durante a dieta

Em dez minutos pode preparar este snack ideal para qualquer altura do dia. Só precisa de sete ingredientes.

Pode confiar nelas.

Na gaveta da secretária, num canto da mala ou esquecida no porta-luvas do carro. As barras de cereais estão sempre presentes. Porquê? Porque são vistas como um snack saudável. Se forem feitas em casa, tem razão. Por outro lado, se vai buscá-las ao supermercado, está a cometer o maior erro da sua dieta. Os preços relativamente acessíveis e as silhuetas finas fazem crer que são fit mas, na verdade, estão cheias de açúcar.

A sugestão da NiT é criar uma versão caseira. Depois das barras de manteiga de amendoim, temos uma receita com amêndoa e sementes que pode comer sempre que quiser. Elas são saudáveis e podem fazer parte de uma dieta desde que, claro, o seu consumo seja moderado, tal como em tudo.

Para isso só precisa de dez minutos e sete ingredientes. Tome nota da receita da nutricionista Sónia Marcelo, autora do blogue “Dicas de Uma Dietista“.

Do que precisa

— 25 gramas de mistura sementes a gosto;
— 30 gramas de amêndoas (de preferência com pele);
— 10 gramas de sementes linhaça moída;
— 100 gramas de flocos de aveia integrais;
— 30 gramas de azeite;
— 55 gramas de xarope de agave;
— 10 gramas de proteína de amêndoa.

Como se faz

Num processador de alimentos deve colocar as sementes e amêndoas, e triturar até ficarem em pedaços pequenos. Entretanto, adicione os restantes ingredientes e mexa muito bem até formar uma pasta homogénea. Distribua a mistura anterior por formas de silicone e leve ao forno por 20 minutos, a 180 graus. Retire das formas e está pronto a comer.

Têm ótimo aspeto. // Foto de Sónia Marcelo

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