NiTfm live

Alimentação Saudável

Uma nutricionista revela o truque para perder 5 quilos até ao Natal

Pode ser bem mais fácil do que pensa, desde que esteja focado. Preparado para o desafio?
É mesmo possível.

Há quase um ano desejava, entre outras coisas, ser mais saudável e dizer adeus aos cinco quilos que ganhou ao longo dos últimos meses. Se não fez nada para cumprir o seu objetivo, nada está perdido — palavra de nutricionista. Segundo Mafalda Rodrigues de Almeida, autora do blogue “Loveat”, é possível mudar os números na balança até dia 25 de dezembro. 

Não vamos sugerir uma dieta, porém, devemos ter noção de que somos confrontados com as maiores tentações neste mês, que é de excessos alimentares. 

“Com os chocolates, azevias, sobremesas caseiras e as diferentes entradas (com queijos, enchidos e pão), torna-se complicado resistir e seguir uma alimentação mais adequada e equilibrada. Esta época é uma das alturas mais críticas do ano, mas é possível começar já a preparar-se e perder o peso extra”, diz à NiT.

O truque é apostar nas mudanças mais simples e rápidas de aplicar — caso contrário, desiste ainda antes de começar. Para ter noção do quão básico é este método, podemos revelar já uma dica: mastigar devagar. 

“Demoramos uns 20 minutos desde que começamos a comer até nos sentirmos satisfeitos. Se almoçarmos em 15, o nosso cérebro ainda nem sabe que já está a comer e nós já estamos a pedir uma sobremesa porque o prato não nos deixou saciados.”

Além disso, ao comer devagar é possível sentir a sensação de saciedade e, consequentemente, ingere menos quantidade de comida. Como é que chega ao tempo ideal? Experimente pousar os talheres entre garfadas e mastigar cada porção de comida que colocar na boca sete a dez vezes.

Há outras cinco dicas que, segundo a especialista, vão ajudá-lo a perder os tais cinco quilos até ao Natal. Carregue na galeria para saber quais são.