NiTfm live

Alimentação Saudável

Uma nutricionista revela a infusão que ajuda a acabar com a celulite e o inchaço

Pode ser bebida quente, fria ou morna. Ou seja, é ideal para qualquer altura do ano.
Faz maravilhas.

A sensação de inchaço e o aparecimento de celulite são dois problemas que incomodam durante todo o ano. No entanto, é no verão que mais vontade existe de acabar com eles. É que o calor faz com que se use menos roupa e o corpo fique mais exposto. A boa notícia é que há uma infusão que pode ajudar.

Não se preocupe: pode ser bebida quente, fria ou morna. A sugestão da nutricionista Lillian Barros, autora do blogue NiT “Santa Melancia“, é preparar 1,5 litros e beber ao longo do dia.

A especialista sentiu a necessidade de criar uma infusão para o efeito por causa de muita gente (mulheres e não só) se queixarem destes problemas nas consultas.

“Falam da retenção de líquidos e da sensação de inchaço, sobretudo nos dias mais quentes. Pernas inchadas, má circulação e flutuações de peso podem ser alguns dos indicadores” diz à NiT.

Quanto às causas, há uma lista de possibilidades: genética, erros alimentares, excesso de sal, sedentarismo, roupas apertadas e a clássica hidratação deficiente. Uma vez que este último aspeto é sempre um dos mais ignorados, a tal bebida pode ajudar.

É rápida de preparar.

Os ingredientes utilizados

Além da água, a receita é composta por outros cinco ingredientes. Um deles é a cavalinha, que é conhecida pela sua ação diurética e antioxidante, assim como pelo facto de ajudar a acelerar o metabolismo. Já a centelha asiática estimula a circulação sanguínea.

A lista continua: o hibisco é um ótimo diurético, ajuda na queima de gordura e é rico em micronutrientes como o cálcio, magnésio, potássio, fósforo e vitaminas, ajudando a manter os ossos, pele e cabelo saudáveis; e a canela é um termogénico natural que, assim como o gengibre, ajuda a gastar mais calorias.

Resultado: uma super infusão drenante feita com ervas e especiarias. A NiT diz-lhe como se prepara.

Do que precisa

— Duas colheres de sopa de cavalinha;
— Uma colher de sopa de centelha asiática;
— Uma colher de sopa sopa de hibisco;
— Um pau de canela de Ceilão;
— Uma rodela de gengibre fresco;
— 1,5 litros de água.

Como se faz

Comece por ferver água numa chaleira até entrar em ebulição. Verta a água sobre os ingredientes e deixe repousar durante cerca de 15 minutos.

“Pode ser consumida de imediato, pode deixar arrefecer para beber morna ou colocar no frigorífico depois de arrefecida para beber fresca ao longo do dia”, sugere à NiT a nutricionista.

Há outros truques que podem ajudar a eliminar a celulite e a sensação de inchaço. Bónus: são facilmente aplicáveis no dia a dia. Carregue na galeria para descobri-los.