NiTfm live

Alimentação Saudável

Uma mousse de manteiga de amendoim perfeita para o verão

Esta versão sem açúcar contém apenas sete ingredientes — e pode continuar a vestir o fato de banho.
Sim, isto existe mesmo.

A manteiga de amendoim tem vindo a ganhar cada vez mais amantes por várias razões. Ela é saborosa, versátil e muito rica em termos nutricionais. Além disso, ao contrário do que se pensa, pode ser amiga da dieta. A sugestão do blogue “Panelinha de Sabores” é utilizá-la numa mousse.

É uma receita com sete ingredientes, sendo que o açúcar não consta na lista. No entanto, não deixa de ser um doce com calorias, pelo que deve ser consumido com moderação — só assim pode incluí-lo numa refeição sem culpa.

É uma delícia.

“Para contornar isso, os copos ou as taças usadas para servir devem ser pequenas, não tendo mais do que 200 mililitros”, aconselha à NiT Sandra Nereu.

Do que precisa (para seis taças)

— Duas batatas doces médias (cerca de 600 gramas);
— Seis a sete colheres de sopa de manteiga de amendoim;
— 180 gramas de tâmaras descaroçadas e demolhadas em 250 mililitros de água;
— 175 mililitros de leite (vegetal ou não);
— 50 gramas de chocolate preto com mais de 70 por cento de cacau;
— Amendoins e raspas de chocolate (para decorar).

Como se faz

Comece por lavar as batatas e meta a cozer em água a ferver durante meia hora. Escorra e deixe arrefecer um pouco para conseguir descascar. Entretanto, retire os caroços das tâmaras e demolhe em 250 mililitros de água quente durante cerca de cinco minutos.

Triture a batatas descascadas com a varinha mágica e, em seguida, as tâmaras. Junte os dois purés e mexa bem. Acrescente a manteiga de amendoim. Adicione o leite e volte a mexer bem.

Retire sete colheres de sopa da mousse para uma tigela à parte e acrescente mais 50 mililitros de leite. Divida a restante mousse pelos copos ou taças e leve ao frigorifico.

Entretanto, deve pôr o chocolate a derreter no microondas durante um minuto, parando a cada 20 segundos para evitar que ferva. Quando estiver bem cremoso, junte à mousse. Misture bem e divida pelos copos.

Para a decoração, pode salpicar com amendoins picados e raspas de chocolate. Também pode reservar mais uma colher de sopa do preparado de manteiga de amendoim para usar nesta parte.

Carregue na galeria para descobrir outras receitas de mousses, desde uma versão de aveia a outra com tapioca.