Alimentação Saudável

Trinca: a marca de produtos biológicos já tem loja física (e uma escola)

Além dos snacks, a loja também tem uma mercearia, cosmética biológica, detergentes e até livros. O primeiro espaço da marca abre esta sexta-feira, 19 de maio, em Torres Novas.

O espaço também tem uma espécie de mercearia com alimentos, detergentes, cosmética e livros.

“Nasceu de um hobby e de uma paixão pela cozinha em 2012, mas rapidamente se tornou em algo verdadeiramente sério”, conta à NiT Lia Fernandes, 34 anos, fundadora e proprietária da Trinca. A marca portuguesa de produtos biológicos não usa açucares refinados, glúten, nem conservantes ou aditivos e tem como lema a “comida real”. Os snacks da Trinca começaram por ser vendidos online, mas esta sexta-feira, 19 de maio, já podem ser encontrados no primeiro espaço físico da marca, em Torres Novas.

A granola (8€ a 9,95€) sempre foi a grande protagonista da Trinca, com misturas de granola com arandos e coco, granola com bagas de goji e amêndoas ou granola com figo e noz.

Quando a Trinca começou, era Lia Fernandes que cozinhava, tratava das encomendas, da contabilidade e do design. Por isso, não queria abrir uma loja física, uma vez que “já sentia pressão com tudo isso”. Além disso, queria ser ela a estar à frente da loja. Atualmente, já conta com uma equipa de quatro pessoas e só cozinha de vez em quando. No fundo, estavam reunidas todas as condições para abrir o primeiro espaço.

Na loja, além da granola, já é possível encontrar misturas para pão, farinhas, bolachas e até cerveja — sempre tudo sem glúten, uma prioridade da marca. Duas vezes por semana também vai haver fabrico próprio de pão sem glúten.

No entanto, a loja tem mais vertentes do que a venda online. O número 13 da Rua de Santo António, em Torres Novas, também tem uma zona com detergentes, cosmética e livros. Além disso, também há uma mercearia com alimentos frescos de produtores regionais e uma área exclusiva para os alimentos sem glúten. De acordo com a proprietária, há “produtos para todas as carteiras, desde os 2€ aos 20€”.

“Quis misturar estas vertentes porque tenho vontade de que as coisas sejam completas, tal como na alimentação. É essa a filosofia da marca e acho que uma pessoa que consome produtos biológicos, também pode querer levar isso à cosmética e até à limpeza da casa”, conta Lia Fernandes. No fundo, esta também foi uma forma de não obrigar as pessoas a irem a cinco ou sete sítios para encontrarem aquilo que precisam, até porque “não há assim tantos supermercados por aqui”.

“Ao fim de semana, ia vender aquilo que fazia por brincadeira, mas a verdade é que se vendia tudo e as pessoas perguntavam onde comprar.”

Mas há mais novidades: uma escola de sustentabilidade. A escola vai ser bastante focada na alimentação, mas não só. O objetivo é ensinar as pessoas a fazerem cosmética caseira ou até ensinar outras formas de limpar a casa (mais económicas e naturais). Além disso, ainda há espaço para workshops, conversas e, como há livros na loja, levar os autores a falar sobre os seus livros.

“A decoração da loja sou eu, o meu gosto pessoal, e fui eu e o meu marido que tratámos de tudo.” O espaço é inspirado nos anos 50, em peças vintage e em apontamentos botânicos. A ideia era criar um ambiente natural, que é a linhagem da marca.

localização, contactos e horários

morada
  • Trinca
    Rua de Santo António, n.º 13,
    Botequim
    2350-346 Torres Novas
    localização
    Centro
site e redes sociais
Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo