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Alimentação Saudável

Toda a gente tem este alimento em casa — e ele pode ajudar a emagrecer

Tem 25 calorias por 100 gramas e alta concentração de vitamina C.
Continue a tê-lo em casa — pela sua saúde.

Adivinhe: o seu nome é composto por cinco letras, é amarelo e toda a gente o tem em casa. Se pensou no limão, acertou. Este é um dos alimentos mais usados diariamente e a verdade é que pode ser um ótimo aliado no processo de emagrecimento (e não só).

Esta fruta tem pouquíssimas calorias. Para sermos mais precisos, o limão (sem casca) contém 25 por cada 100 gramas. Além disso, é composto por uma alta concentração de vitamina C — nutriente com poder antioxidante, que faz um efeito detox no organismo ao limpar as impurezas que impedem ou dificultam a perda de peso.

Algumas teorias indicam, ainda, que a fibra solúvel presente no limão (a pectina) promove uma sensação de saciedade. Faz com que se sinta cheio durante mais tempo e coma menos. Por ser simples e rápido, o método mais usado para fazê-lo é o copo de água com limão.

A dieta do limão existe (e pode ser útil)

Existem várias versões da dieta do limão. A sua forma mais simples consiste apenas em beber um copo de água fria com sumo de meio limão três vezes ao dia — de manhã em jejum e trinta minutos antes do almoço e do jantar.

Porquê com água fria? Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, tem a ver com o facto de o nosso organismo ter de gastar mais calorias de forma a elevar a temperatura da água à temperatura corporal.

Outra opção, de acordo com a especialista, é colocar um limão cortado às rodelas numa garrafa de água de um litro e meio e ir bebendo ao longo do dia. Dica: pode adicionar gengibre, uma vez que tem um efeito termogénico.

O limão (sem casca) tem 25 calorias por cada 100 gramas.

“Esta dieta não tem um plano alimentar específico, sendo recomendado seguir uma alimentação equilibrada, baixa em calorias e praticar exercício físico. No fundo, pouco adianta beber água com sumo de limão se depois tem uma alimentação desequilibrada e passa o dia todo sentado”, explica à NiT.

Com o stress do dia a dia e com a má alimentação, o nosso organismo fica sobrecarregado de toxinas. Como consequência, há um aumento da produção de radicais livres. Com o tempo, o nosso peso tende a aumentar, há maior acumulação de gordura e estamos mais susceptíveis a doenças.

O limão e, especificamente, a água com limão, não é um método milagroso. Ainda assim, mesmo não sendo a resposta para todos os males, beber água com limão pode realmente ajudar a melhorar o nosso sistema imunitário, eliminar toxinas, reduzir a gordura acumulada e até mesmo ajudar na perda de peso.

Portanto, estamos perante uma dieta sem restrições ou perigos para a saúde que ajuda a emagrecer. Mas atenção: de acordo com Bárbara de Almeida Araújo, este método não é recomendado para pessoas com refluxo gástrico, gastrite ou hérnia de hiato.

Há mais benefícios no seu consumo

Esta fruta também ajuda a prevenir o aparecimento de pedras nos rins. E os benefícios não acabam aqui. “A estrutura atómica do limão é semelhante à dos fluidos digestivos, induzindo a produção de bílis pelo fígado. Isto quer dizer que vai aliviar os sintomas de indigestão”, defende a especialista.

Os antioxidantes presentes no limão combatem os danos provocados pelos radicais livres. Por outras palavras, retardam o envelhecimento precoce da pele. A vitamina C presente neste alimento também é importante para a produção de colagénio, uma proteína que dá firmeza e elasticidade à pele.

“Além disso, também ajuda a reduzir a ansiedade e depressão — apenas o cheiro a limão pode ter um efeito calmante no sistema nervoso”, destaca a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Resumindo: o limão é um ótimo aliado na perda de peso mas, acima de tudo, na saúde. Além de pôr umas gotas deste alimento em água, há outras formas de incluí-lo diariamente nas refeições.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas saudáveis, como scones e muffins de limão.